Caminhão 10×4 é Voltado Para A Mineração
14/09/10
A mineração é um dos mais importantes segmentos da economia brasileira. Prova disso é que ela responde por quase 6% do PIB (Produto Interno Bruto) do País, sendo que 80% da sua produção é destinada à exportação, diz o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
;
Por isso, a indústria de caminhões incrementa a cada ano a produção de modelos para uso das mineradoras, onde eles encaram condições severas de trabalho.
Esses caminhões rodoviários ganharam tecnologia, confiabilidade e conforto nas atividades mais pesadas, antes privilégio dos veículos de porte acima de 100 toneladas.
;
Não é difícil achar caminhões com cabine do operador equipada com dispositivos de segurança e conforto, como controles eletro-hidráulicos do tipo joystick facilmente manipulados; eletrônica embarcada que monitora as funções vitais e utiliza alarmes diversos; painel de instrumentos eletrônico; além do piloto automático e sistema de autodiagnóstico de problemas críticos.
;
Isso sem falar do incremento dos itens de conforto: isolamento acústico, ar filtrado e condicionado e bancos reguláveis.
;
E um dos monstros destinados ao serviço minerado é o caminhão Scania fora-de-estrada G 470, que tem tração 10×4, capacidade para transporte de carga líquida de até 50 toneladas e, segundo a empresa, atende às severas exigências decorrentes do trabalho na área.
;
O veículo da nova Série G apresenta cinco eixos (dois tracionados), sendo o último direcional e equipado com pneus duplos.
;
Esse gigante é equipado com motor de 470 cavalos de potência, tem sistema de injeção HPI, que controla hidraulicamente a quantidade de combustível injetado e o avanço da ignição, com tolerância às altas pressões de injeção e diminuição de emissões.
;
O motor também é dotado de sistema Turbocompound, que promove aumento de potência e preserva o baixo consumo de combustível.
Brasil Mining