Australiana investirá R$ 600 milhões em mina em Itabirito
05/05/14
Meta da empresa é produzir 8 milhões de toneladas/ano
A mineradora australiana South American Ferro Metals (SAFM) investirá R$ 600 milhões na extração de minério de ferro em Itabirito, na região Central do Estado. Os aportes serão feitos na ampliação da mina Ponto Verde e deverão ser concluídos em 2016.
Com as inversões, a capacidade de produção da complexo minerário passará de 1,5 milhão de toneladas de minério ROM (run of mine) para 8 milhões de toneladas anuais. Na quarta-feira, a companhia assinou o protocolo de intenções do projeto junto ao governo estadual, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
De acordo com o diretor administrativo e comercial da SAFM, Eduardo Freitas, o próximo passo será a obtenção da licença de instalação do empreendimento. Ele estima que a autorização deverá ser liberada no segundo semestre deste ano.
Financiamento – Já o início das obras para a expansão do complexo minerário deverá ocorrer somente na segunda metade de 2015. Freitas explica que a empresa está finalizando os estudos econômicos do projeto e irá busca financiamento no mercado para dar andamento à expansão. Os recursos deverão vir tanto de bancos privados, quanto de instituições de fomento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Com a expansão, o número de empregos na mina deverá passar dos atuais 240 postos de trabalho para de 600 a 700 vagas. Segundo o executivo, a conclusão do empreendimento deverá ocorrer entre o fim de 2016 e início de 2017.
De acordo com Freitas, a mineradora pretende destinar boa parte da produção para o mercado internacional. O insumo siderúrgico deverá ser embarcado através do porto de Sepetiba, no litoral fluminense.
Diário do Comércio