Aumenta a possibilidade de exploração de titânio no Paraguai, diz empresa
26/11/10
As possibilidades de explorar titânio no Paraguai “são altíssimas”, é o que aponta uma informação oficial divulgada hoje após o presidente Fernado Lugo ter se reunido com o geólogo Davil Lowell.
Lowell é o representante da canadense CIC Resources — uma companhia de assessoria do setor da mineração — e tem se destacado por suas importantes descobertas de metais em diversas partes do mundo.
Em uma recente conferência realizada na China, ele afirmou que o Paraguai contava com uma das mais importantes reservas de titânio no mundo, mais precisamente, na região do Lago de Itaipu, numa área de 185 mil hectares, na fronteira com o Brasil.
Nessa nação, Lowell dirige também a filial local da empresa norte-americana, que possui concessão para a exploração de minerais. Ao anunciar seu achado, o empresário também disse já ter “investido milhões de dólares na região”.
Segundo ele, neste momento estão sendo instaladas plantas pilotos e que nos primeiros meses do próximo ano haverá outras maiores. Para a extração, ainda segundo o titular da CIC Resources, seria necessário um investimento de US$ 500 milhões para obter cinco milhões de toneladas de titânio ao ano.
Nesta quinta-feira, uma fonte governamental explicou que uma vez determinadas as possibilidades reais de exploração, deve-se negociar um novo convênio com o Estado paraguaio, já que a permissão atual é apenas para exploração.
O titânio pode ser utilizado para diversas finalidades, como a fabricação de veículos, aeronaves, equipamentos, entre outros.
O Repórter