Área administrativa da Inco entra em greve
02/04/07
Vera Saavedra Durão02/04/2007
Os 330 funcionários das áreas de tecnologia e administração da principal unidade da CVRD Inco, subsidiária da Vale do Rio Doce no Canadá, estão em greve desde a meia-noite de sábado.
Segundo o porta-voz da CVRD Inco, Cory McPhee, não houve entendimento na questão de salários, participação nos lucros e bônus. Mas, até à tarde de ontem, as minas de níquel da região de Sudbury, Ontário, continuavam operando, apesar dos piquetes que dificultam o acesso do pessoal não sindicalizado.
Segundo a assessoria de Dan O ? Reilly, presidente do sindicato Local 2020, vinculado ao United Steelworkers (USW), a CVRD Inco não teria concordado em seguir as normas que norteiam os acordos coletivos negociados entre metalúrgicos e mineradoras da Canadá.
A pauta para fechar novos contratos de trabalho, geralmente com duração de três anos, envolvem discussões de melhorias salariais, benefícios de aposentadoria e participação nos lucros e pagamento de bônus de até 8 mil dólares canadenses. Essa é a primeira negociação entre a CVRD Inco e os trabalhadores, depois que a Vale adquiriu a Inco, maior produtora canadense de níquel.
Valor Econômico