Arcelor recebe crédito de US$ 22,7 bi e vende ativo
07/12/06
O jornal francês “La Tribune” publicou hoje que a Arcelor Mittal, maior siderúrgica do mundo, vai aumentar de 2,6 bilhões de euros para 3,7 bilhões de euros a oferta pelas ações da Arcelor Brasil que ainda não possui –cerca de 34% do capital. Nesta manhã, a Arcelor Mittal negou a informação.
A CVM (órgão regulador do mercado de capitais brasileiro) determinou que a Mittal, que comprou a européia Arcelor neste ano, deveria fazer oferta de compra também pelas ações da empresa no Brasil, já que os papéis têm o chamado “tag-along”, uma garantia aos acionistas minoritários.
A Mittal, que resisitia em fazer a oferta, acabou apresentando em outubro proposta para comprar as ações dos minoritários por cerca de 2,6 bilhões de euros –um valor bem abaixo do que previa o mercado.
A CVM pediu então mais explicações sobre o valor da oferta, o que motivou no mercado a especular que o montante proposto poderia ser elevado. Até o momento, entretanto, a CVM ainda não decidiu se vai interferir na oferta em favor dos minoritários. Já a Arcelor desmentiu a informação publicada pelo jornal francês.
Às 11h13, as ações ordinárias da Arcelor registravam alta de 3,15%, para R$ 42,50. No Brasil, a Arcelor Mittal controla empresas como a Companhia Siderúrgica Tubarão, Belgo Mineira, Acesita e Vega do Sul.
Agência Bloomberg