ANM apresenta nova estrutura organizacional
11/12/20

Reunião da ANM para apresentar sua nova estrutura organizacional
A Agência Nacional de Mineração (ANM) apresentou na última quinta-feira (10/12), em reunião virtual, sua nova estrutura organizacional. A mudança pretende estabelecer uma composição unificada e coesa, de forma a fomentar o fortalecimento técnico, ampliar a sinergia e integração entre as equipes e otimizar as ações e recursos.
Para o diretor-geral da ANM, Victor Hugo Froner Bicca, esta reunião é algo histórico, pois marca a transparência e a seriedade da condução dos trabalhos desenvolvidos pela agência. “Essa transformação na estrutura organizacional traz mais isonomia aos procedimentos, de uma forma geral, em todos os quesitos que envolvem a agência. O novo modelo de gestão chega para proporcionar eficiência, sintonia entre as equipes e evitar interrupções nos fluxos de trabalho, otimizando a mobilização das equipes e dos recursos financeiros disponíveis”.
Esse novo modelo vem sendo construído pela ANM desde 2019. “Foi um trabalho construído com todos os servidores da ANM, com muita dedicação. O fluxo de trabalho foi repensado para ‘quebrar’ a regionalidade. O ambiente regulatório é um só e precisamos tratar as necessidades e questões da mineração de forma nacional. Desta forma, conseguimos equilibrar melhor as equipes pelo País. Ainda não é a estrutura que a gente entende como ideal, mas é uma mudança substancial que provavelmente vai trazer benefícios futuros”, afirma Bicca.
A nova estrutura conta agora com uma diretoria colegiada, um gabinete da diretoria, uma secretaria-geral e uma procuradoria federal especializada, auditoria interna, corregedoria, assessoria de relações institucionais, assessoria de comunicação e ouvidoria. Junto à diretoria colegiada há também uma secretaria especial de gestão da estratégia e desenvolvimento institucional e uma secretaria de resolução de conflitos. Há ainda cinco superintendências: de outorga, de fiscalização, de regulação e governança regulatória, de gestão administrativa, e de desenvolvimento e gestão de pessoas. A ANM continuará atuando com 25 unidades operacionais.
Estiveram presentes à reunião virtual os diretores da ANM Tasso Mendonça Júnior, Eduardo Araujo de Souza Leão, Débora Toci Puccini e Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho.
Veja como ficará a nova estrutura da ANM.