ANGOLA: Exploração de diamantes precisa de regulamentação
22/04/10
O secretário de Estado da Geologia e Minas, Makenda Ambroise, defendeu terça-feira, em Luanda, a necessidade de regulamentação da actividade artesanal de exploração de diamantes e o combate à extracção ilegal do minério.
;
Makenda Ambroise, que falava no acto alusivo ao Dia Nacional do Mineiro, que se comemora a 27 de Abril, solicitou às empresas com autorização para prospecção de diamantes que iniciem já com a execução dos projectos para a regulação da actividade artesanal.
Solicitou unidade de acção de todos os empreendedores, empresas e técnicos do sector, para que se possa mudar o actual quadro, numa altura em que a área se debate com o desafio de relançar a actividade mineira, em geral, e industrial, em particular, para permitir que a contribuição do sector seja ?bastante visível?.
Manifestou a necessidade de se primar por uma preocupação social para que o mineiro angolano sinta as mudanças no ramo, bem como o empenho de todos na reactivação das minas paradas no sector diamantífero.
Referindo-se ao dia do mineiro, Makenda Ambroise realçou que a data celebra-se ?num momento muito especial e de extrema importância, tendo em conta a recuperação de alguns sectores que estavam com problemas em 2009?.
;
Canal A – Angola