Anglo American conclui a aquisição de equipamentos
27/08/13
Operação da mina deve ocorrer até o final deste ano.
A Anglo American já concluiu a aquisição de equipamentos para a operação da mina do projeto Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro, no Médio Espinhaço, conforme o diretor de Operações da mineradora, Rodrigo Vilela. Os investimentos somam R$ 500 milhões e inclui, entre outros, a compra de 31 caminhões fora-de-estrada, que começarão a ser entregues hoje.
Conforme o executivo, a operação de abertura da mina já foi iniciada e a conclusão deverá ocorrer até o final deste ano. Com isso, a empresa deverá iniciar, em novembro, os testes dos equipamentos no complexo minerário.
Os caminhões adquiridos pela Anglo, que estão sendo fabricados nos Estados Unidos, têm capacidade de 240 toneladas e serão utilizados no transporte de minério de ferro entre a mina em Conceição do Mato Dentro e a planta de beneficiamento em Alvorada de Minas. Os veículos transportarão também os rejeitos até a pilha de estéril do complexo minerário.
O primeiro veículo entregue será utilizado já em setembro para o treinamento de operadores. Ainda neste ano a companhia receberá mais oito caminhões fora de estrada.
Em 2014, com o início das operações comerciais do Minas-Rio, a mineradora já contará com 20 caminhões. O restante será entregue até 2015.
O caminhão adquirido pela Anglo American é o 830E-AC da Komatsu, diesel-elétrico, com 164 toneladas e 2,5 mil cavalos de potência. A montagem dos veículos demora aproximadamente três semanas, é executada pela Komatsu, acompanhada pela Anglo American e ocorre na região da mina do empreendimento.
De acordo com Vilela, a grande maioria dos equipamentos utilizados na operação da mina é importada. Porém, conforme ele, a manutenção e compra de materiais é realizada no Brasil.
Sistema – O Minas-Rio, orçado em US$ 8,8 bilhões, é o principal projeto global da Anglo American. Na primeira fase, prevista para ser concluída em meados de 2014, a produção deverá atingir 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro anuais.
Além da mina, o projeto compreende a construção de um mineroduto de 525 quilômetros de extensão. O duto será o maior do planeta, atravessando 32 municípios entre Minas Gerais e o litoral fluminense.
O empreendimento compreende também o terminal de minério do porto de Açu, em São João da Barra (RJ), no qual a Anglo é parceira da LLX, com 49% de participação no projeto.
Conforme Vilela, a implantação do projeto já atingiu 65% de conclusão e está dentro do cronograma. Apesar do alto índice de importação de equipamento na operação da mina, o índice de nacionalização do Minas-Rio é de 79%.
O projeto Minas-Rio pertencia à MMX Mineração e Metálicos, do grupo EBX, do empresário Eike Batista, mas, em 2008, a companhia britânica aumentou sua aposta no Brasil e comprou o controle da mineradora, por US$ 5,5 bilhões, passando a deter 100% do capital.
Diário do Comércio