Alunos da Orquestra Jovem em Itatiaiuçu se apresentam no Palácio das Artes
15/12/23
Projeto patrocinado pela Mineração Usiminas atende cerca de 40 crianças e adolescentes com aulas de formação musical
Nesta semana, a Orquestra Jovem das Gerais celebrou 25 anos de trajetória com um concerto no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A apresentação contou com a participação de cerca de 20 alunos de Itatiaiuçu, beneficiados pelo projeto, patrocinado na cidade pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A iniciativa em Itatiaiuçu contempla crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos. “O Miguel ama música e arte. Ele tem se desenvolvido muito mais desde que entrou para a Orquestra, além de estar mais disciplinado e interessado em aprender. É emocionante vê-lo se apresentando num espaço como esse”, conta Amanda Giardini, mãe do Miguel Giardini, de 9 anos, que começou tocando flauta e hoje toca violino.
Semanalmente, no contraturno escolar, os jovens da Escola Estadual Manoel Dias Correa se reúnem para as aulas de musicalização, teoria musical, ritmo, figuras musicais, coordenação motora e introdução à flauta doce, violino, viola, violoncelo e contrabaixo. “O Pedro fica todo entusiasmado em ir para a aula. É um incentivo muito bom e tira ele das telas”, afirma Anderson Teodoro da Silva e Valdirene Conceição Ferreira Silva, pais de Pedro Lucas Ferreira Silva, violinista de 9 anos.
A Orquestra Jovem das Gerais