Alcoa instalará refinaria e usina no Pará
02/03/07
A empresa de mineração Alcoa, que possui uma mina de exploração de bauxita em Juruti, vai instalar no Pará uma refinadora de bauxita e uma usina de transformação de alumina em alumínio. A informação foi repassada ontem, em Santarém, município do oeste paraense, pelo presidente da Alcoa para América Latina, Franklin Feder, após uma reunião com a prefeita Maria do Carmo e seu secretariado.
A prefeita Maria do Carmo pediu durante o lançamento do programa `Juruti Sustentável`, em Juruti, que a Alcoa instalasse em Santarém uma usina de beneficiamento de bauxita. Na oportunidade, o pedido foi endossado pela governadora Ana Júlia Carepa.
Ontem, as principais discussões giraram em torno das possíveis fontes de energia para suprir a demanda do empreendimento. Para Maria do Carmo, existe a possibilidade de a energia vir pelo Linhão do Tucuruí, que chegaria ao município de Parintins, no Estado do Amazonas, passando por Santarém e Juruti. Para Franklin Feder, o Linhão de Tucurí também vai possibilitar a operacionalização da estrutura de extração de bauxita em Juruti e a movimentação do porto e da mina. O primeiro navio carregado com bauxita vai partir do porto da Alcoa em Juruti somente em 2008. O início da construção da refinaria do minério, que o transformaria em alumina, se estenderia para 2010.
Amazônia Jornal