Alcoa fornece alumínio para embarcação que atenderá as demandas do pré-sal
20/12/13
Companhia forneceu 15,6 toneladas de alumínio extrudado para Zeppelin Systems Latin America, responsável pela estrutura do novo barco
A Alcoa, líder mundial na produção de alumínio primário e alumínio transformado, forneceu 15,6 toneladas de alumínio extrudado para a produção da quarta embarcação do Plano de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam), da Petrobras, para atender às demandas do pré-sal. O mais novo componente da frota, o BS Maresias, possui toda a sua estrutura de alumínio e foi soldada e fabricada pela Zeppelin Systems Latin America. O barco comporta 150 toneladas de carga, 60 passageiros, 40 m3 de água doce e 138 m3 de óleo diesel, com velocidade de cruzeiro de 25 nós ? equivalentes a 46 km/h.
?Estamos muito orgulhosos em participar de um projeto desse porte. Essa parceria demonstra, mais uma vez, o quanto a indústria nacional é capaz de atender tecnicamente, com produção, inovação e mão de obra local. Devido ao peso do alumínio, o uso da matéria-prima possibilitou rigidez e velocidade maiores. No transporte de pessoas e material, a velocidade é fundamental, principalmente quando as plataformas ficam muito distantes da costa – até 300 km da costa?, explica Anderson Oba, gerente de Marketing & Planejamento Estratégico da divisão de Extrudados da Alcoa América Latina & Caribe.
A Brasil Supply ? associação entre Cotia Trading, Petrobras Distribuidora, Grupo Suzano e Grupo Gerhardt Santos ? é a empresa que realizou a entrega para a Petrobras da quarta embarcação de um lote de 17 navios contratados. A companhia contratou a Zeppelin, parceira da Alcoa há aproximadamente oito anos, para a realização dos serviços de edificação do casco e da estrutura do novo barco.
?O trabalho foi uma demonstração da excelência da tecnologia disponível no Brasil. A Alcoa com seus extrudados e a Zeppelin com capacidade de fabricação de alta qualidade na execução de um projeto de ponta. O projeto confirmou as grandes vantagens da fabricação de barcos em alumínio. Ainda serão fabricados mais 16 barcos com comprimento entre 30 e 48m com alumínio da Alcoa?, ressalta Ricardo B. Santos, diretor da Zeppelin.
Para ver o filme da prova de mar do B S Maresias clique neste link:
Assessoria