Acima da meta da OMS
26/09/06
Jefferson Rocio
Os excelentes resultados obtidos pela Samarco no programa Dente de Leite, de saúde bucal, foram apresentados este mês pela mineradora no simpósio Universidade, Responsabilidade Social e Práticas Inclusivas, realizado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, em Belo Horizonte. O encontro, promovido pela pró-reitoria da universidade, teve o objetivo de promover a apresentação de trabalhos científicos e debates sobre universidade, responsabilidade social e inclusão nos seus vários âmbitos de atuação, como educação, saúde, cultura e trabalho.
O Dente de Leite é uma iniciativa da Samarco, em parceria com a Prefeitura de Anchieta (ES), onde a empresa possui unidade industrial de pelotização e embarque. Seu objetivo é a melhoria da saúde bucal de crianças de até 12 anos matriculadas na rede pública de ensino do município e, desde sua criação, em 1999, mais de 6 mil crianças foram atendidas no programa. Nesse período, a Samarco e a Prefeitura de Anchieta, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, investiram R$ 500 mil.
O programa atua em duas frentes: preventiva, com a orientação a alunos e professores para prevenção de doenças e para cuidados da saúde bucal; e curativa, com atendimento nos consultórios odontológicos do Programa de Saúde da Família da Prefeitura e nas próprias escolas, por meio do consultório móvel, adquirido com recursos de premiação internacional recebida em 2005, na Austrália.
Atualmente, o Dente de Leite atende a 10 escolas municipais e a Associação Pestalozzi de Anchieta. Graças ao programa, dos alunos de 6 anos examinados no município, 68,9% apresentaram-se livres de cárie dentária, superando a meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O programa tem incentivado o governo local a desenvolver políticas públicas de saúde, que beneficiam toda a população do município. O projeto Sorria, outra iniciativa de saúde bucal apoiada pela Samarco e que já beneficiou mais de 6 mil crianças de famílias pobres em Ouro Preto, foi capa do caderno Prazer EM Ajudar em janeiro deste ano.