ABB inaugura fábrica em Sorocaba
12/02/14
A ABB, empresa multinacional suíço-sueca fabricante de tecnologias de energia e automação, vai inaugurar uma nova unidade no Brasil, no próximo dia 26. A fábrica, de 125 mil metros quadrados, será construída em Sorocaba (SP)e vai produzir motores, geradores, sistemas de acionamentos, eletrocentros e linhas de produtos de baixa tensão, como interruptores e tomadas. A ABB atende indústrias de diversos setores, incluindo mineração.
A empresa pretende investir, até 2015, R$ 200 milhões no Brasil. São investimentos para a contratação e treinamento de pessoas, desenvolvimento de novas tecnologias e produção fabril, incluindo a expansão das plantas existentes em capacidade tecnológica e produtiva e a nova unidade em Sorocaba.
O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 150 mil funcionários. No Brasil, a empresa desenvolve soluções para a maioria dos setores industriais, como papel e celulose, óleo e gás e indústria naval, além de soluções de eficiência energética e commodities para o setor de mineração.
A ABB participa dos principais projetos de infraestrutura no Brasil, onde está presente há 102 anos. Atualmente, possui uma base de mais de 10 mil clientes ativos e emprega 4.700 funcionários, distribuídos em complexos industriais, unidades de serviços, oficinas de reparos para turboalimentadores e escritórios regionais instalados no país. As cinco plantas industriais estão localizadas em Osasco (matriz brasileira), Blumenau, duas em Guarulhos e em Sorocaba.
Para a área de mineração, a empresa desenvolve produtos, sistemas e serviços que visam otimizar a produtividade dos processos industriais. As soluções incluem sistemas de controle, produtos de medição, serviços para gestão do ciclo de vida, manutenção e produtos para segmentos específicos, como equipamentos de içamento para mineração, entre outros.
A ABB foi procurada pelo NMB mas, até o momento da publicação dessa matéria, o porta-voz da companhia não estava disponível para conceder entrevista.
Notícias de Mineração Brasil