2ª edição do e-Mineração atrai fornecedores de 8 países e de 18 estados brasileiros
18/06/21
Mais de 25 painéis com temas de grande relevância para o setor mineral; 20 mineradoras participantes das rodadas de negócios; 433 fornecedores inscritos de 8 países e de 18 estados brasileiros, sendo 198 deles selecionados para as reuniões de negócios; 5 palestras técnicas para apresentação de serviços e negócios empresariais; 10 startups nos pitches de negócios.
A 2ª edição do e-Mineração: Evento de Negócios foi encerrada nesta 5ª feira (17/06) em uma solenidade virtual com a participação de dirigentes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), além de personalidades e executivos do setor mineral, do Parlamento e representantes de companhias integrantes das redes de fornecedores da mineração brasileira.
“O propósito inicial do e-Mineração foi plenamente atingido: posicionar o setor mineral como impulsionador da retomada econômica no Brasil por meio de ações concretas. Portanto, esses números somente foram possíveis com a participação e o apoio de profissionais e organizações que mais uma vez acreditaram na iniciativa do IBRAM”, analisou o diretor-presidente do IBRAM, Flávio Ottoni Penido. Ele ainda lembrou que o evento gerará como legado um catálogo com todos os fornecedores e startups participantes para consulta no site do IBRAM.
Segundo Flávio Penido, as rodadas de negócios realizadas nesta segunda edição do e-Mineração entre 20 mineradoras e centenas de fornecedores de produtos e serviços (23% fornecedores de grande porte e 76% de médio e pequeno) é só uma amostra do que a indústria da mineração vai proporcionar nos próximos anos para a economia nacional. “Esperamos cada vez mais investimentos na expansão e em novos projetos minerários Brasil afora. Os investimentos se mantêm em patamares elevados, de US$38 bilhões para o período de 5 anos. Novas áreas estão sendo licitadas para a expansão da atividade mineral legalizada e sustentável”, declarou.
Wilson Brumer, Presidente do Conselho Diretor do IBRAM, falou sobre a importância de todo o setor se manter focado e unido em aperfeiçoar seus indicadores de sustentabilidade e ampliar suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. “O propósito aqui é difundir para toda a sociedade a importância da mineração no dia a dia das pessoas, de forma sustentável. Defendemos cada vez mais a aproximação das mineradoras com a sociedade para promover parcerias voltadas à promoção do desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
Antônio Carlos Tramm, Presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), discursou sobre a importância de eventos como o e-Mineração colocar em debate a mineração, sua utilidade e os benefícios que ela traz para a sociedade.
Já o Deputado Federal, Arnaldo Jardim, Vice-Presidente da Subcomissão das Agências de Minas e Energia desde 2019, analisou o segmento da mineração como “extraordinariamente importante no Brasil”, pois gera emprego, renda para população, riquezas para o país, além de situar o Brasil em destaque no contexto internacional. “Nós, que trabalhamos no Congresso Nacional, precisamos dar um passo importante para este segmento, que é trabalhar pela reforma tributária. Só assim poderemos desonerar o setor do ponto de vista de contratação, ter uma maior racionalidade e evitar duplicidade tributária, que gera confusões jurídicas e causa muitas vezes uma insegurança para o setor”.
Murilo Nagato, diretor de Planejamento Integrado e Entrega do Grupo Appian Brazil, agradeceu a oportunidade de compartilhar com os participantes do e-Mineração a cerimônia de conclusão das obras do Projeto Serrote , da Mineração Vale Verde (MVV) – uma das patrocinadoras Máster do evento. “É uma época de pandemia e o IBRAM mais uma vez inovou com tecnologia e fez ser possível esse encontro”, elogiou.
Marcelo Klein, diretor Especial de Reparação e Desenvolvimento da Vale (também patrocinadora Máster), declarou que o rompimento em Brumadinho foi um grande ‘divisor de águas’ e que, após o ocorrido, iniciou um processo de transformação cultural e de revisão interna da empresa. “Nós cunhamos um novo propósito ‘existimos para melhorar a vida e transformar o futuro juntos’ e é isso que eu vejo aqui no IBRAM, toda essa mobilização para trazer inovação, trazer foco em segurança, em automação e em modernidade. Ou seja, a mineração é um campo muito fértil para atrair talentos e todos os elementos da gestão moderna presentes aqui”.
Representando os fornecedores que participaram das rodadas de negócios, Reginaldo Gomes, da empresa Tecweld, indústria do segmento metal mecânico, manifestou-se sobre a importância do evento para a geração de negócios. Segundo ele, as reuniões privadas com as mineradoras foram bastante proveitosas e com chances reais de negócios.
Emanuele Alves, da empresa Seven Suprimentos Industriais, participante das rodadas de negócio desta e da 1ª edição do e-Mineração, evidenciou a importância deste tipo de evento para os negócios da empresa. “A iniciativa do IBRAM foi muito importante para o fomento das negociações e a ampliação da cadeia de fornecedores para as mineradoras e de clientes para empresas como a nossa. A Seven Suprimentos acredita que essa integração trará ótimos benefícios. Muitas vezes a área comercial tem dificuldades para acessar a equipe de suprimentos e, por isso, foi uma iniciativa excelente”, afirmou.
Assista aos vídeos do e-Mineração
Perdeu alguma apresentação da 2ª edição do e-Mineração? Os vídeos ficarão disponíveis na plataforma do evento por mais 30 dias e poderão ser acessados apenas por quem fez inscrição no evento. Posteriormente ficarão acessíveis no canal youtube do IBRAM.
Patrocinadores do e-Mineração
Patrocínio Máster: Mineração Vale Verde e Vale; Patrocínio Ouro: Anglo American; Patrocínio Apoio: ArcelorMittal, Dassault Systemes, Itubombas e Mosaic Fertilizantes.
Apoiadores Institucionais
ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos; ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração; ABPM – Associação Brasileira de Preservadores de Madeira; ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; Aço Brasil; ADIMB – Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro; CETEM – Centro de Tecnologia Mineral; FDC – Fundação Dom Cabral; FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia; Serviço Geológico do Brasil; FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará.
Apoiadores editoriais
Os seguintes veículos de comunicação apoiam o e-Mineração: revistas Agregados Online; Brasil Mineral; Eae Máquinas; In The Mine; Mineração & Sustentabilidade; sites Brasil Mining Site; Conexão Mineral; Panorama Minero/ Notícias de Mineração Brasil.
#MineraçãodoBrasil
Acesse mais notícias sobre o e-Mineração:
ANM começará a preparar Agenda Regulatória 2022-2023 no próximo bimestre
Recuperação de áreas degradadas é tema de painel durante e-Mineração
Políticos e empresários debatem diversificação econômica em territórios minerados
Gravações das lives do e-Mineração disponíveis na web
Mineração brasileira estrutura posicionamento sobre mudanças climáticas
Diversidade de gênero no alvo de interesse da mineração brasileira