O MAPA IBRAM® ESTÁ NO AR!
Lançado em janeiro de 2025, o MAPA IBRAM® é o mais novo veículo de informações do setor mineral brasileiro!
Disponibilizado de forma interativa e dinâmica (Google MyMaps®), o mapa apresenta informações georreferenciadas, e foi elaborado com uma visão estratégica de mercado, com a organização dos projetos (principalmente em fase de pesquisa mineral) e minas em atividade, nas temáticas: transição energética e descarbonização, fertilizantes e remineralizadores, ouro, ferro e outros.
A versão inicial do mapa contém 262 minas ativas e 178 projetos em diversas fases de desenvolvimento, pertencentes a 261 empresas de mineração, sendo 68 empresas associadas ao IBRAM. Dentre as minerações em atividade neste levantamento, 226 operam minas a céu aberto, 31 minas são subterrâneas e 5 em ambos os tipos de operação.
A compilação desses dados é um trabalho contínuo, assim como sua atualização, sendo que a periodicidade das próximas publicações ainda será definida. Contribuições para complementação deste trabalho poderão ser enviadas por e-mail para ibram@ibram.org.br.
A navegação pode ser feita pelos tópicos de interesses – grupo de commodities, mina específica ou região. Ao clicar sobre cada ícone do mapa, uma série de informações é apresentada: grupo, commodity principal e secundária, status da mina (ativa ou projeto), tipo da operação (céu aberto ou subterrânea), associação ao IBRAM, sede da empresa e website.
O mapa atualizado das minerações brasileiras derivou do levantamento sobre as empresas listadas em bolsas de valores de todo o mundo, com operação no Brasil. Para estas, há informações complementares sobre porte, listagem e código da empresa no mercado de capitais (ticker). Em janeiro de 2025, haviam 106 empresas listadas com operação no Brasil, listadas em 26 bolsas de valores mundiais, sendo 20% Majors, 5% Mid-tiers e 75% Juniors.
O MAPA IBRAM® não inclui bens minerais de uso na construção civil (agregados, argilas e outros insumos para indústria cerâmica, rochas ornamentais, calcário para cimento), gemas e água mineral, exceto de empresas associadas ao IBRAM.
As fontes de consulta utilizadas para esta central de informações são:
- Cadastro Mineiro e SIGMINE | ANM
- Revista In the Mine – Mapa da Mina
- Revista Brasil Mineral – As Maiores Empresas do Brasil
- Revista Minérios & Minerales – 1000 Maiores Minas Brasileiras
- Websites das empresas de mineração
- Mapa da Mineração Brasileira (2018) – AHK Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha (https://www.ahkbrasilien.com.br/projetos/mineracao/mapa-da-mineracao-brasileira)
- Pisani, J.R.T.; Modesto, A.A.L.; Cuchierato, G. Mapeamento das empresas de mineração listadas em bolsas de valores com operações no Brasil. Simexmin, 2024
- GeoAnsata – Mapa das empresas listadas (www.geoansata.com.br/listadas)
- GeoAnsata – Mapa das minas subterrâneas (www.geoansata.com.br/subterraneas)
O projeto foi executado pela equipe da GeoAnsata Projetos e Serviços em Geologia (Adão Modesto, Gláucia Cuchierato, Vander Mol).