Alexandre Valadares Mello - IBRAM

Alexandre Valadares Mello

Alexandre Valadares Mello, engenheiro civil formado pela Universidade Federal de  Minas Gerais (UFMG), é Diretor de Relações com Associados e Municípios no IBRAM  e presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e de Metais  Básicos (Sinferbase). Antes de ocupar essa cadeira no Instituto, ele foi  superintendente de Sustentabilidade, Comunicação e Assuntos Corporativos do  Grupo Vallourec por quase 10 anos (2008 a 2017). 

Mestre em Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável’ pela De Montfort  University, na Inglaterra, Alexandre também ocupou cargos de presidente da  Associação Mineira de Silvicultura – AMS (2016 a 2018), na Eurocâmara de Comércio  de Minas Gerais (2015 a 2017) e na Câmara de Comércio França Brasil de Minas  Gerais (2014 a 2016). 

Ao longo de toda sua carreira, Alexandre teve sempre presente a sustentabilidade dos  projetos como alvo em sua atuação. Especializou-se em sustentabilidade em Projetos  de Redução de Gases causadores do Efeito Estufa – Mecanismos de  Desenvolvimento Limpo – pela Agência de Cooperação Internacional do Japão  (JICA); em Implementação de Sistema de Gestão Ambiental – ISO 14001 pela  Ryerson University e BRI/Canadá, e em Produção Mais Limpa pelo Centro Nacional  de Tecnologias Limpas – RS. 

Além destas atividades, Alexandre trabalhou como consultor de Mudança do Clima  pela ‘United Nations Industrial Development Organization – UNIDO em assuntos  relacionados às normas ISO (International Organization for Standardization) para  gestão de Energia e Mudança do Clima. 

Ele também possui especialização em Engenharia Econômica pela Fundação Dom  Cabral e opera como coordenador do comitê de Mudança do Clima do Comitê  Brasileiro de Gestão Ambiental – CB-38 da ABNT (Normas ISO para Mudança do  clima) e delegado brasileiro em reuniões internacionais: ISO, COP e ONU.