11º CBMINA encerra programação com premiações de trabalhos técnicos
15/09/23
Estudantes, professores e profissionais de mineração foram premiados por seus trabalhos técnicos apresentados durante a 11ª edição do Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas (CBMINA). A premiação encerrou o evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 12 e 14 de setembro de 2023, em Belo Horizonte (MG).
Para o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, o CBMINA evidenciou novos talentos e mostrou o que há de melhor em inovação, investimentos em tecnologia e soluções para os problemas enfrentados pelo setor. “Tivemos a oportunidade de conhecer esta juventude aqui presente pelos seus esforços, disciplina e dedicação. Ela tem muito a contribuir para o setor mineral. Uma das perspectivas do IBRAM é promover discussões de alto nível, em que todos possam participar. Alcançamos os nossos mais nobres objetivos com a realização dessa edição do CBMINA”, ressaltou.
Dos 140 trabalhos submetidos para o Congresso, foram apresentados mais de 77 trabalhos técnicos em sessões orais e 10 sessões pôster. O CBMINA contou com a participação de 13 instituições de ensino de todo o Brasil. Foram premiados três trabalhos técnicos na categoria estudante e um trabalho na categoria profissional. Veja a seguir os ganhadores:
Categoria Estudante:
1º lugar: Calibração do gráfico de estabilidade para realces potentes e estreitos de uma mina subterrânea.
Apresentador: Michel Melo Oliveira
Autores: Vinícius Gomes Frade (UFMG), Michel Melo Oliveira (UFMG), João Pedro Alves Fraga (AGA)
2º lugar: Ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas por mineradoras em operação no Pará
Apresentadora: Ádria Souza da Silva
Autores: Ádria Souza da Silva (UFOPA), Joely Pereira Pinheiro (UFOPA), Michael Will Batista dos Santos (UFOPA)
3º lugar: Avaliação de riscos em pedreira do Seridó Potiguar, visando a elaboração de mapa de riscos
Apresentador: Wanderson da Silva Modesto
Autores: Defsson Douglas de Araújo Ferreira (IFRN), Joseane Edna Soares de Medeiros Lucena (IFRN), Pedro Daniel Cordeiro de Araújo (IFRN), Wanderson da Silva Modesto (IFRN), Erbertt Barros Bezerra (USP), Josenildo Isidro dos Santos Filho (UFCG)
Categoria Profissional:
Automação da aplicação de redes neurais artificiais em um modelo de blocos tridimensional usando o software Isatis Neo: um estudo de caso em fosfato.
Apresentadora: Fernanda Niquini
Autores: Fernanda Niquini (UFRGS), Gabriel Moreira (Geovariances), João Felipe Costa (UFRGS), Arthur Endlein (Geovariances), Marco Pereira (Mosaic)
Clique aqui e veja a cobertura fotográfica da 11ª edição do CBMINA.
Apoios e Patrocínios
O evento contou com o patrocínio da Lundin Mining (Platina) e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM (Bronze).
Apoiaram institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (Abfa), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (AbremiI), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (Sindipedras).
O evento contou ainda com o apoio editorial de Revista Eae Máquinas, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade, e dos sites Climatempo, Conexão Mineral e Notícias Sustentáveis.