1º Seminário Abrapcorp Setorial ressalta a importância do trabalho de especialistas e pesquisadores de comunicação organizacional para o setor mineral
30/03/22
Reflexões e compartilhamento de ideias, iniciativas, pesquisas e projetos de comunicação desenvolvidos em resposta à covid-19 marcaram o segundo dia do 1º Seminário ABRAPCORP Setorial – Mineração, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável. O encontro de pesquisadores e profissionais da área de Comunicação Organizacional que atuam no setor mineral foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), nos dias 28 e 29 de março, no escritório do IBRAM, em Belo Horizonte (MG).
Durante o encerramento, o diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, destacou que a integração entre a comunidade acadêmica e os profissionais do setor é primordial para o processo evolutivo da comunicação no setor. “O diálogo é necessário. Os profissionais do mercado precisam manter o vínculo com a Academia para contribuir com reflexões, compartilhar angústias, dúvidas e inquietações. Não consigo pensar na Academia sem a prática e a prática sem a Academia. O IBRAM e o setor mineral estão super abertos para essa troca de experiências e aprendizados”, disse.
Para a presidente da Abrapcorp, Professora Doutora Fábia Pereira Lima, começar os seminários setoriais com o setor mineral foi enriquecedor. Tanto para a comunidade acadêmica quanto para os especialistas que atuam no mercado. “Quero reforçar a alegria de realizar o 1º Seminário ABRAPCORP Setorial sobre a mineração e a riqueza das trocas proporcionadas pelos participantes nestes dois dias de evento. Sem dúvida, o diálogo e as reflexões enriquecem os dois lados”, afirmou.
Para iniciar os debates do segundo dia, a diretora da The Rep Trak, Marcela Ferreira, apresentou os resultados de estudos realizados para avaliar como a sociedade percebe o setor de mineração no contexto socioeconômico do país. A mesa-redonda contou com a moderação do diretor do IBRAM, Paulo Henrique.
Em seguida, foi debatido o tema ‘Mineração e opinião pública – desafios na sociedade midiatizada’. O painel contou com a participação dos professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Doutor Daniel Reis e Doutor Márcio Simeone e moderação da gerente de Comunicação Corporativa Brasil da Anglo American, Rachel Pessôa.
Para finalizar a manhã de debates, o seminário contou com a presença da Danielle Martin, diretora de Desempenho Social da International Council on Mining and Metals (ICMM), que apresentou a ‘Pesquisa Mundial: Impactos da covid-19 em territórios de mineração’’. A mesa-redonda teve a moderação do gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti, Othon Villefort Maia.
Cases de sucesso nos tempos de pandemia
Durante a tarde de segunda e de terça-feira (28 e 29/3) profissionais do setor mineral e pesquisadores apresentaram estudos e cases de sucesso em comunicação, inovação social e desenvolvimento sustentável, com ênfase nas iniciativas de resposta à covid-19.
Paulo Henrique Soares apresentou a publicação ‘COVID-19 Framework: Mineração como parceira para o desenvolvimento’ feita pelo IBRAM em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Agenda Pública. O framework define orientações sobre como as empresas podem apoiar os mais vulneráveis em três áreas de impacto: suas vidas (saúde e segurança), meios de subsistência (empregos e rendimentos) e educac?a?o (aprendizado e habilidades). Ele define ações que as empresas podem realizar por meio de atividades e capacidade de seu core business (atividade principal), investimento na comunidade e voluntariado e engajamento, defesa e apoio para o fortalecimento institucional.
Outra iniciativa apresentada pelo IBRAM foi o projeto do Aplicativo PROX, desenvolvido pela CEMIG e adotado pelo setor mineral do Brasil por meio de uma parceria com o Mining Hub e o IBRAM. O aplicativo tem como objetivo multiplicar o conceito de segurança, trazendo informações importantes e relevantes para a sociedade. Para Aline Nunes, coordenadora de Assuntos MInerários do IBRAM, “o PROX é um importante canal de informação para a população e entidades como os Bombeiros e Defesa Civil com um mapeamento confiável e rápido sobre as barragens de mineração. Além disso, o aplicativo é mais um canal para emissão de sinais de alerta de riscos”.
A equipe de comunicação da mineradora Anglo American apresentou dois projetos: ‘Comunicação no Combate à pandemia – Quando a proteção da vida depende de cada um e de todos’ e ‘História de transformação – Série de mini documentários do Programa Crescer’. O primeiro é voltado para as ações desenvolvidas pela empresa no enfrentamento da covid-19 e o segundo é voltado para o desenvolvimento socioeconômico de produtores rurais da comunidade do Morro do Paiol (MG) das cadeias de apicultura, leite/queijo e horticultura, ampliando o faturamento médio desses produtores em 31%.
A pesquisadora Dayana Cristina Barboza Carneiro apresentou a sua pesquisa ‘Comunicação organizacional e discurso: disputa de sentidos na fanpage da Samarco A Partir Da Ruptura Da Barragem De Fundão Em Mariana (MG)’, que analisou discurso adotado pela mineradora, com destaque para o Facebook, no primeiro mês após o rompimento da barragem, em 5 de novembro de 2015.
Em seguida, o trabalho ‘Caminhos metodológicos para apreensão de rastros discursivos da mineração’ foi apresentado pelas autoras Isaura Mourão e Marcela Vouguinh que destacaram o discurso e o contradiscurso dos principais atores envolvidos no segmento da mineração, nos níveis global e nacional/local, após o rompimento das duas barragens de rejeitos de minério, em Brumadinho e em Mariana.
Para finalizar, Camila Pena Maia, analista Sênior de Comunidade da Kinross, apresentou o projeto ”Integrar Contra A Covid: Uma Plataforma De Mudança Social’, desenvolvido pela empresa, principalmente no município de Paracatu (MG) logo após o início da pandemia. O projeto teve como destaque a realização de 75 programas de rádio com conteúdo educativo para aproximar alunos(as) e escolas naquele contexto de distanciamento social e aulas virtuais.
O 1º Seminário ABRAPCORP Setorial – Mineração, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável contou com patrocínio da AngloGold Ashanti. O conteúdo do seminário estará disponível a partir de 4 de abril na plataforma do evento e no site do IBRAM.