Abrapcorp Setorial 2022 - IBRAM

Data 28 e 29 de março de 2022

Horario 9h às 17h30

Local Híbrido

Abrapcorp Setorial 2022

Encontro de pesquisadores e profissionais da área de Comunicação Organizacional que atuam no setor da mineração. Todos são convidados a compartilhar suas experiências e discutir, conjuntamente, as principais questões acadêmicas e mercadológicas que envolvem os estudos científicos e o campo da prática de seus trabalhos.

 

Além de painéis, com pesquisadores e profissionais de referência, serão formados Grupos de Trabalho para acolher a apresentação e o debate sobre as principais questões e perspectivas que envolvem o setor da mineração, na academia e no mercado, nos dias atuais.

 

Pesquisadores, professores e  estudantes são convidados a apresentar seus trabalhos acadêmicos; Profissionais de comunicação são convidados a apresentar seus relatos de casos.

 

O primeiro encontro ABRAPCORP SETORIAL 2022 tem como tema “Mineração, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

 

Evento gratuito!

Abrapcorp Setorial 2022

Dia 28 de março

9h – Mesa de Abertura

Apresentação do 1º Seminário ABRAPCORP Setorial: Mineração, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável

Profa. Dra. Fábia Pereira Lima (ABRAPCORP)

Paulo Henrique Leal Soares (IBRAM)

 

9h15 – 10h15 – Mesa Redonda: Mineração, Conflitos e Subjetividades

Palestrantes:

Profa. Dra. Angela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)

Prof. Dr. Rennan Lanna Martins Mafra (UFV)

Paulo Henrique Leal Soares (IBRAM) – debatedor

 

 

10h45 – 11h45 – Mesa-redonda: Mineração, discursos e relações de poder

Palestrantes:

Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUCMG)

Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)

Ana Cunha (Kinross) – debatedora

 

13h30 – 16h30 – Grupo de Trabalho

Apresentação e debate de trabalhos

 

 

Dia 29 de março 

 

9h – 9h30 – Apresentação Pesquisa RepTrak Mineração

Palestrantes:
Marcela Ferreira (The Rep Trak)

Marcus Dias

 

 

9h30- 10h30 – Mesa-redonda: Mineração e opinião pública – desafios na sociedade midiatizado

Palestrantes:

Prof. Dr. Daniel Reis (UFMG)

Prof. Dr. Márcio Simeone (UFMG)

Rachel Magalhães Pessoa do Nascimento (Anglo American) – moderadora

 

 

11h – 12h – Pesquisa Mundial: Impactos da covid-19 em territórios de mineração

Palestrantes:

Danielle Martin (ICMM)

Othon Villefort Maia (AngloGold Ashanti) – debatedor

 

 

13h30 – 16h30 – Grupo de Trabalho

Apresentação e debate de trabalhos

 

16h30 – 17h – Encerramento

Abrapcorp Setorial 2022

Profa. Dra. Angela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Comunicação Social pela UFMG e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Comunicação e em Ciências Sociais na cidade de Grenoble (França), onde atuou junto a dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias – Université Stendhal) e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur lAmérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France).

 

Prof. Dr. Daniel Reis (UFMG)

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Graduado em Relações Públicas, Mestre e Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP). Ganhador do Prêmio CAPES de Teses 2018 (Categoria Comunicação e Informação), do Grande Prêmio UFMG de Teses 2018 (categoria Ciências Humanas, Ciências Social Aplicadas e Linguística, Letras e Artes) e do Prêmio Abrapcorp na categoria Teses (2018) e Dissertação (2014).

 

Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUCMG)

Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona no mestrado de comunicação social “Interações Midiáticas”. Pós-doutora pela Université de Toulouse – Paul Sabatier. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Graduada em Comunicação Social – habilitação Relações Públicas pela PUC Minas.

 

Prof. Dr. Márcio Simeone (UFMG)

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (Capes). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bacharel em Comunicação Social (Relações Públicas) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, na linha Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades.

 

Prof. Dr. Rennan Lanna Martins Mafra (UFV)

Doutor e mestre em Comunicação, na área de concentração Comunicação e Sociabilidade Contemporânea, e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Docente efetivo do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e credenciado junto aos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFV e em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É vice-coordenador do GT Estudos de Comunicação Organizacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) e vice-coordenador do GT Discursos, identidades e relações de poder da Associação Brasileira de Pesquisadores em Relações Públicas e Comunicação Organizacional (Abrapcorp).

 

Prof. Dr. Rudimar Baldissera (UFRGS)

Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Vale dos Sinos, mestrado em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor associado do Departamento de Comunicação – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), e professor e pesquisador do PPGCOM/UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder – GCCOP. Coordenador do GT de Estudos de Comunicação Organizacional da Compós.

 

Othon Villefort Maia (AngloGold Ashanti)

Jornalista formado pela UFMG, Othon é pós-graduado em Gestão de Negócios/Marketing pela FDC e em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas, além de ter finalizado o International Program in Corporate Communications, pela Syracuse University/NY e Aberje. Atualmente, cursa o Executive MBA da Fundação Dom Cabral. Em sua carreira executiva, passou anteriormente por empresas como a FCA – Fiat Chrysler América Latina e Tupy Fundição. É diretor do Instituto Minas pela Paz, instituição social ligada à FIEMG. Foi eleito um dos 10 Comunicadores do Ano pela Aberje em 2017.

 

Paulo Henrique Leal Soares (IBRAM)

Mestre em Comunicação na PUC Minas, onde fez sua graduação em Comunicação Social e onde atualmente atua como professor, no Curso de Pós-Graduação do IEC.

Abrapcorp Setorial 2022

Patrocinadores