Yamana dobra produção de ouro em minas no Goias e Mato Grosso
11/02/14
A Yamana Gold afirmou que a produção de ouro equivalente em suas minas Pilar, em Goiás, e Ernesto/Pau-a-Pique, no Mato Grosso, aumentou cerca de 115% em 2013. A produção total de ouro da mineradora no ano passado foi de 1,2 milhão de onças de ouro equivalente e a expectativa é que esse número aumente 16% este ano. A informação foi divulgada ao mercado hoje (10) como parte dos resultados trimestrais.
A Yamana declarou que continua concentrada em ter equilíbrio de custos e produção, preservação de margens e geração e proteção de fluxo de caixa, visando se adaptar aos preços incertos das commodities. A empresa disse que, em 2013, o fluxo de caixa manteve-se alto, apesar de declínios significativos nos preços dos metais preciosos, devido a um programa de redução de custos implementado pela empresa a partir do segundo trimestre.
A mineradora produziu cerca de 1,2 milhão de onças de ouro equivalente em 2013, com um custo de aproximadamente US$ 947 por onça de ouro equivalente.
De acordo com a empresa, no último trimestre do ano passado houve melhorias significativas na produção das minas de ouro Pilar, em Goiás e Ernesto / Pau-a-Pique, no Mato Grosso, que gerou um aumento de 115% na produção anual e 46% se comparado aos valores registrados no trimestre anterior. A Yamana ainda afirmou que manteve ramp up estável em sua mina de ouro Santa Luz, na Bahia.
Para 2014, a mineradora prevê aumentos significativos na produção, como resultado de novas operações que completaram seu ramp-up até o final do ano passado. Segundo o comunicado, a Yamana estima uma produção de 1,4 milhão de onças de ouro equivalente este ano, a um custo total abaixo de US$ 850 por onça de ouro equivalente. Já a produção de prata está prevista para cerca de 8,8 milhões de onças.
No mesmo comunicado, a empresa anunciou novos nomes para sua equipe de gestão, com a nomeação de Darcy Murad para o cargo de vice-presidente executivo de Estratégia Empresarial e Willian Wulftange para a vice-presidência sênior de Exploração. Outra novidade é Trevor Mulroney, que assumirá a vice-presidência de Operações da Argentina.
A Yamana é mineradora canadense com operações e projetos em desenvolvimento voltados para a exploração de ouro e prata, com minas localizadas no Brasil, Argentina, Chile e México. No Brasil, a empresa é responsável pelos projetos Jacobina, Fazenda Brasileiro e Santa Luz, na Bahia, Chapada e Pilar, em Goiás, e Ernesto/Pau-a-Pique, no Mato Grosso.
Notícias de Mineração Brasil