Xstrata, ex-alvo da Vale, abandona plano de fusão com Anglo
15/10/09
LONDRES (Reuters) – O grupo de mineração Xstrata –que já foi alvo de uma compra frustrada da Vale– abandonou na quinta-feira o plano de adquirir sua rival Anglo American, depois de vários acionistas da Anglo rejeitaram uma proposta de “fusão de iguais”.
A Xstrata disse que ainda acredita na lógica estratégica de uma fusão com a Anglo, mas assinalou que estava atuando de una maneira “disciplinada”, e deixou aberta a porta para retomar conversas no futuro.
Reguladores europeus estabeleceram na semana passada que a Xstrata deveria apresentar uma oferta antes de 20 de outubro ou desistir da fusão, ao menos por seis meses.
“Nosssa decisão de não fazer uma oferta antes do prazo limite imposto pelo Painel Britânico de Aquisições reflete nosso foco no crescimento e na proposta de criar valor para os acionistas da Xstrata em uma fusão”, disse o presidente executivo da Xstrata, Mick Davis, em um comunicado.
“Continuaremos avaliando um leque de opções alternativas de crescimento, reconhecendo plenamente que as transações dessa natureza toman tempo e paciência para amadurecer”, agregou Davis.
Uma combinação entre Xstrata e Anglo American criaria o maior produtor mundial de zinco, platina, carvão para usinas termelétricas, e a segunda maior companhia de carvão para siderurgia e cobre.
Reutres