Webinar apresenta números e tendências para o mercado de mineração no Brasil
25/11/21
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) apresentou nesta 3ª feira (23/11), durante webinar, um panorama geral da mineração no Brasil e ressaltou esta indústria como fator estratégico para o desenvolvimento socioeconômico do país.
“O setor mineral atua em somente 0,6% de todo o território nacional; representa 1,4% do PIB brasileiro, considerando, exclusivamente, a indústria extrativa, e 4% incluindo a produção de gás e óleo; a mineração responde por 16,8% do PIB industrial e em termos de empregos diretos, são mais de 180 mil. Ao comparar os índices de exportações entre 2020 e 2021, percebemos que a venda de produtos gerais no âmbito internacional cresceu em 34% e a de insumos minerais aumentou em 84%. A projeção para os próximos 4 anos são investimentos previstos em US$ 41 bilhões a serem aportados até 2025”, disse o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, Julio Nery.
A 24ª edição da Revista Máquinas e Equipamentos, espaço para diálogo industrial e científico, trouxe informações sobre o mercado de mineração ao abordar possíveis investimentos e tendências para 2022. O veículo técnico oficial da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), promoveu um webinar no canal do Youtube da entidade, em que especialistas do setor avaliaram panoramas e números do setor mineral no Brasil que foram expostos na última edição da revista este ano.

Julio Nery, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, em sua apresentação durante o webinar
Participaram do encontro, além do representante do IBRAM: Marcos Perez, Superintendente de Mercado Interno e Jorge Menezes, Vice-Presidente da Câmara Setorial de Cimento e Mineração (CSCM), ambos da ABIMAQ; e Gilberto Figueira, Diretor de Projetos Especiais da Publique Brasil.
Gilberto Fiqueira lembrou que a revista trouxe um amplo estudo sobre a contribuição da indústria de máquinas e equipamentos para a mineração no Brasil. “Com uma entrevista exclusiva de Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, narramos perspectivas de novos investimentos e negócios que contribuirão para a expansão do setor nos próximos anos. Vale citar que, segundo dados do IBRAM, de janeiro a agosto de 2021, a comercialização da produção das mineradoras gerou R$ 220 bilhões, 112% acima do registrado no mesmo período do ano passado. Para os próximos meses o Instituto Brasileiro de Mineração prevê que a demanda global por commodities minerais deve continuar em expansão. Na publicação, tivemos a oportunidade de perceber a relação codependente que aparatos e utensílios industriais têm com o ciclo minerário”, declarou.
O representante da ABIMAQ explicou que a indústria mineral está relacionada com diversas outras cadeias de produção: “No setor de máquinas e equipamentos temos cerca de 40 segmentos industriais e ao analisar a mineração de maneira expandida vemos diversos desses grupos fazendo parte do processo minerário. Trata-se de uma área dinâmica, que emprega mão de obra especializada e que gera impacto positivo na economia do país”, afirmou.
Na mesma linha, Jorge Menezes pontuou que o setor mineral demanda grande necessidade de aparatos com constante busca por inovações e adequações tecnológicas. “Parte daí a importância de serviços de manutenção de peças que também obedeçam a quesitos ambientais. Na ABIMAQ, oferecemos atendimento com variedade que vai desde a lavra, passando pelo beneficiamento, transporte e auxílio nos processos de preparação de materiais, chegando no beneficiamento de projetos de pequeno, médio e grande porte para as mineradoras”, comentou.