Volvo aumenta market share e faz lançamentos
13/04/17
Apesar do cenário econômico desafiador e do ambiente mais restrito, a Volvo Construction Equipment Latin America informa que manteve suas vendas em 2016, chegando a crescer sua participação em alguns segmentos inclusive. ?Foi um ano de mudanças, para nos adaptarmos a um mercado ainda mais competitivo. Conseguimos reagir rapidamente, reestruturando nossa organização e trabalhando de maneira assertiva com nossas duas marcas: Volvo e SDLG. Estamos prontos para grandes lançamentos em 2017?, disse Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America.De 2000 a 2006 o mercado brasileiro de equipamentos de construção comercializa, em média, 5 mil unidades por ano; de 2007 a 2014, esse volume passou a cerca de 25 mil máquinas por ano e, caindo abruptamente nos dois anos seguintes a 8 mil unidades anuais, patamar que deve se manter em 2017. A retomada esperada, em longo prazo, deve se estabilizar entre 15 mil e 20 mil unidades. No mesmo período, os países hispânicos, América Latina com exceção do Brasil, apresentaram uma curva bastante semelhante.;Em 2016, a empresa ganhou 2,2 pontos percentuais de market share na América Latina no segmento de compactadores, somando-se a performance de ambas as marcas. Na área classificada como GPE (General Purpose Equipments), que engloba carregadeiras, escavadeiras e caminhões articulados, tanto a Volvo como a SDLG mantiveram suas participações de mercado. ?Mesmo diante de um mercado restritivo, tivemos resultados favoráveis, justamente por conta do grande reconhecimento que nossas máquinas têm no mercado?, explica Chueire.A Volvo ainda manteve a liderança absoluta no Brasil no segmento de caminhões articulados, apesar da grande queda na comercialização de equipamentos deste tipo, fruto da crise que abateu o setor de mineração. ?A Volvo criou o conceito de caminhão articulado e vem sempre se mantendo à frente?, observa o executivo.Ao longo deste ano, a empresa irá lançar novas máquinas da Volvo e da SDLG para diferentes aplicações. ?Vamos continuar a estratégia de expansão de nosso portfólio de produtos para ganhar mais espaço, tanto no Brasil como na região hispânica?, diz o presidente. Serão lançados novos modelos de caminhões articulados, escavadeiras e vibroacabadoras Volvo, assim como a linha de máquinas SDLG com motorização que atende às mais recentes regras de emissões de poluentes e de controle de ruídos.Novidades para o setor de mineração;Recentemente a Volvo CE apresentou ao mercado a escavadeira EC950EL e o caminhão articulado A60H visando especialmente minerações de ferro, carvão, manganês e bauxita espalhadas por todo o País. ?Estamos ampliando nossa linha de produtos de grande porte para atender a um segmento que procura equipamentos de uso intensivo e de alta produtividade?, reforçou Chueire. A nova classe de máquinas será dirigida também para minerações por toda a América Latina, mas principalmente em países com maior atividade nesta área, como o Chile, Peru, México, Colômbia, Argentina e Panamá.;Maior escavadeira da marca, com peso operacional de 92 toneladas e uma caçamba de 5,6 m³, a EC950EL tem uma força de escavação 23% maior que a EC750DL. Dotado de alta tecnologia embarcada para maior produtividade e segurança, o caminhão articulado A60H tem grande capacidade de carga, um aumento de 41% se comparado com o modelo A40F.Outro diferencial do A60H é o sistema de pesagem de carga que garante maior produção por ciclo de trabalho (OBW – On Board Weighing). O articulado é equipado ainda de dispositivos que facilitam rodar em aclives acentuados e reduzem o risco de tombamento em topografias inclinadas.;;
Brasil Mineral