Vice-presidente do IBRAM reforça laços institucionais com forças de segurança em MG
20/02/25
O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Fernando Azevedo, cumpriu agenda de trabalho, em 19/2, em Belo Horizonte (MG), mantendo reuniões com representantes da Polícia Militar, da Defesa Civil e do Gabinete Militar do governador Romeu Zema. Ele foi acompanhado do diretor de Sustentabilidade, Julio Neri, e da gerente de Assuntos Minerários, Aline Nunes.
No Quartel do Comando Geral da PMMG, Azevedo foi recebido pelo comandante-geral Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, quando, entre outros assuntos, iniciaram tratativas sobre o apoio da PMMG à realização da EXPOSIBRAM 2026 na capital mineira, bem como agradecer a participação da corporação no suporte à EXPOSIBRAM 2024. Azevedo também apresentou convite para participação nos próximos cursos sobre Plano de Gestão de Crises de Segurança nas Cidades e a realização de simulados em cidades de Minas Gerais.
Na visita ao Complexo Centro de Inteligência em Defesa Civil – CINDEC, na Cidade Administrativa, os representantes do IBRAM foram recebidos pelo coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, Tenente-Coronel BM Wenderson Duarte Marcelino. O CINDEC é uma iniciativa inédita no Brasil desenvolvida para integrar tecnologia e informação, com objetivo de prevenir e responder de maneira mais eficiente a emergências, como os períodos de chuva ou de queimadas, direcionado a integrar uma rede de bancos de dados de diferentes áreas do governo para realizar análises mais aprofundadas sobre situações de risco e desastres.
No Gabinete Militar do governador, a comitiva do IBRAM foi recepcionada pelo chefe do Gabinete, Coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende. Azevedo agradeceu o apoio e a parceria da Defesa Civil ao IBRAM, seus associados e ao setor mineral no estado e propôs o fortalecimento das ações de prevenção de riscos, preparo e resposta nos territórios de Minas Gerais onde há presença da mineração.