Vanádio de Maracás recebe forno mais moderno do mundo
07/08/13
A mineradora Vanádio de Maracás, empresa do grupo canadense Largo Resources, recebe esta semana o forno de calcinação, equipamento mais importante para o beneficiamento do Vanádio.
?Este é o mais moderno forno do mundo presente em uma mineradora de Vanádio. Com 90 metros de comprimento e 4,2 de diâmetro interno, ele será responsável por processar 1.060 toneladas de concentrado por dia. Serão necessárias 16 carretas para transportar o equipamento da Base Naval de Aratu até Maracás.?, comenta o Diretor-executivo da Vanádio de Maracás Kurt Menchen.
Para fazer a logística do equipamento até Maracás, a mineradora contratou o Grupo Omega, que será responsável por organizar o transporte em cinco dias. Por se tratar de um equipamento grande, a empresa contratada cuidará para que o transporte seja feito com segurança e não cause transtornos ao tráfego de veículos.
?Cada duas carretas sairão com a distância de 500m do próximo grupo, cada um com dois batedores. Está é uma forma de evitar alterações no tráfego da estrada?, ressalta Mauricio Costa, Diretor de Logística do Grupo Omega.
O forno de calcinação tem um revestimento interno de material refratário e é composto por peças produzidas na China, Finlândia, Dinamarca, Alemanha Espanha e Estados Unidos. ?Está é a primeira mineradora de Vanádio das Américas. Tivemos que fazer muitos estudos antes de comprar o forno?, explica o Kurt Menchen. ?Nenhuma outra mina de Vanádio tem um equipamento como este. O mais moderno forno de calcinação do mundo estará em Maracás, na Bahia?, diz o Diretor Técnico da Vanádio de Maracás Leslie Ford.
Assessoria