Vallourec investe na melhoria do processamento de minério de ferro granulado
04/11/13
A fabricante de tubos Vallourec adquiriu equipamentos da CDE para processamento de minério de ferro. O objetivo é ter um minério sem contaminantes e ganhar eficiência na usina do Barreiro, em Belo Horizonte (MG).
Antes da entrega do minério de ferro para o alto-forno, o equipamento utilizado antes não era capaz de libertar ou separar os finos de argila que se ligam fortemente ao minério de ferro granulado (lump).
Isso fazia com que o minério granulado fosse enviado para a fundição com níveis altos de contaminantes. O efeito de arrastamento (knock-on) sobre o processo de fundição que a exigência de aumentar exponencialmente fluxo e o uso de carvão na remoção desse contaminante, a fim de produzir aço de alta qualidade.
A CDE identificou uma solução capaz de resolver uma série de questões nas instalações da Vallourec. ?A integração do CDE Aggmax tem o potencial de não somente melhorar a capacidade de processar minérios de qualidade inferior e garantir um produto final de alto nível, mas também permite que a empresa processe minérios com teores ainda mais baixos?, disse Reinaldo Brandão, superintendente técnico da Vallourec Mineração, ao website Aggbusiness.
A empresa CDE vai fornecer o sistema de mineração AggMax 151 para a Vallourec. O AggMax 151 é um equipamento portátil para lavar minérios que vem com uma peneira acoplada em um único chassi. O equipamento vai ser integrado à planta de processamento da Vallourec.
A introdução do AggMax visa reduzir a contaminação de argila dentro do minério de ferro granulado e ajudar no processo de liberar as partículas de alumina. O novo sistema vai também reduzir o material friável presente, o que significa ter uma quantidade menor de finos presentes no minério enviados para o alto-forno.
?Por ser capaz de reduzir a contaminação de argila, remover a alumina e reduzir a proporção de finos no produto final, vamos ver uma melhoria significativa na eficiência do forno?, explica Brandão.
?Nossa tecnologia para lavar minérios foi experimentada e testada em muitas aplicações semelhantes em todo o minério de ferro do mundo e está provado que lidar eficazmente com os problemas como o enfrentados pela Vallourec. Esta experiência nos permitiu demonstrar à equipe da Vallourec que essas melhorias vão aumentar a eficiência do forno e assegurar um rápido retorno sobre o investimento?, disse Stefan Hunger, da CDE Mining.
Notícias de Mineração Brasil