Vallourec inicia terraplanagem em 60 dias
24/04/07
BELO HORIZONTE, 24 de abril de 2007 – O presidente do Conselho de Administração da Vallourec no Brasil, o engenheiro Marco Antônio Castelo Branco informou ontem que as obras da nova siderúrgica do grupo francês começarão dentro de 60 dias, com os serviços de terraplenagem. As edificações serão realizadas a partir de setembro e três anos depois a usina será inaugurada, com capacidade para 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura, destinados principalmente para a exploração de petróleo no fundo do mar, para gasodutos e destilarias de aço.
O investimento previsto é de US$1,6 bilhão, com participação do grupo japonês Sumitomo, com 49% dos recursos. Ontem, durante a assinatura do protocolo de intenções do grupo francês com o governo mineiro, o governador Aécio Neves disse que a obra representa a vitória da tese de que as grandes siderúrgicas devem ser construídas ao lado da matéria prima e não no litoral. “Temos visitados os grandes produtores de aço para mostrar-lhes que nossa situação é diferente da Europa. Lá eles constróem as usinas nos porto apenas porque não tem minério, que chega de navio a seus países.”
A usina estará no município de Jeceaba, às margens da Ferrovia do Aço, com ligação direta com o porto de Sepetiba, no Rio. Também está no caminho do gasoduto que sai da bacia de Campos e abastece a região metropolitana de Belo Horizonte e, ainda, a menos de 50 quilômetros de distância da sua jazida de minério, denominada Pau Branco. A exemplo da atual usina, localizada no bairro do Barreiro, na capital mineira, a nova siderúrgica será auto-suficiente em seus principais insumos, já que a empresa também detém imensas florestas de eucalipto, que é a matéria prima para o fornecimento de carvão vegetal.
A Vallourec opera no Brasil há menos de dez anos, em decorrência da operação financeira em que adquiriu o controle acionário do grupo siderúrgico Mannesmann, de origem alemã. Pioneiros na fabricação de tubos sem costura em todo o mundo, os alemães construíram a usina de Belo Horizonte em 1954 e que foi inaugurada pelo governador Juscelino Kubstisckek, um ano antes de assumir a presidência da República.
A localização do novo empreendimento da Vallourec é vista nos círculos econômicos mineiros como uma vitória pessoal do engenheiro Marco Antônio Castelo Branco que hoje reside em Paris e é membro da diretoria mundial do grupo. (Durval Guimarães – Gazeta Mercantil)
Gazeta Mercantil