Vale procura parceiros para projeto Onça Puma, no sudeste do Pará
01/12/06
O Projeto Onça Puma, da Companhia Vale do Rio Doce, que vai extrair níquel nos municípios de Ourilândia do Norte, São Felix do Xingu e Parauapebas, no sudeste do Pará, inicia o contato com fornecedores locais para se instalar no município. Entre os beneficiados pela instalação da mineradora, estão os setores de construção civil, alimentos e serviços. A mineradora promove, hoje, o Seminário de Desenvolvimento de Fornecedores, em Ourilândia, para apresentar as perspectivas de negócios às empresas de região e incentivar a capacitação empresarial. A Onça Puma tem jazida com capacidade de 168,9 milhões de toneladas do minério.
;
Estão sendo esperadas no seminário 250 pessoas, entre empresários, gestores, funcionários e membros da diretoria da empresa. O evento pretende fomentar o empreendorismo entre os empresários locais, ao mesmo tempo em que orienta sobre o desenvolvimento sustentável e a administração de negócios, entre outros temas. O evento é promovido pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), da CVRD.
;
Na palestra `Como administrar uma empresa para aproveitar as oportunidades e crescer com segurança`, o consultor do PDF, Durval Freitas, vai apresentar sugestões para as empresas aumentarem o volume de negócios, despertando os empresários para a necessidade de se qualificarem. `Quando falamos em gestão estratégica e administração segura, mostramos a eles que é preciso se modernizar a cada dia para ganhar mercado com grandes empresas`, afirma o coordenador do PDF, David Leal.
;
O analista de desenvolvimento sustentável do Onça Puma, Pedro Scaldini, afirma que uma das estratégias do PDF é aproximar o contato com os fornecedores da região, o que faz parte do plano social da empresa. `A parceria vai gerar mais renda e arrecadação de impostos para o município e a população será beneficiada com mais qualidade de vida`, destaca.
O Liberal – Pará