Vale negocia exploração de carvão na Colômbia
21/10/09
SÃO PAULO. A Vale está próxima de conseguir autorização para explorar carvão mineral na Colômbia. Segundo a presidente da Proexport Colombia, Maria Elvira Pombo, as negociações da mineradora com o governo estão em ?processo de definição?. Ela não quis adiantar se a Vale já obteve as licenças para exploração do minério, nem se já adquiriu as propriedades em que irá operar. Embora as negociações sigam em sigilo, no encontro com o presidente colombiano Álvaro Uribe, anteontem em São Paulo, o presidente Lula afirmou que o aporte inicial da Vale na Colômbia, de US$ 380 milhões, deve ser aumentado porque ?lá tem muito carvão?.
? A Vale está em um processo muito importante com a Colômbia. Estão em fase de definição e eu acho que esse investimento acontecerá ? disse Maria Elvira, em entrevista exclusiva ao GLOBO.
Segundo ela, a Vale é uma das empresas envolvidas no projeto de investimentos brasileiros no país, do qual faz parte o grupo Sinergy, das empresas aéreas Avianca, OceanAir e Vip.
? A área de atuação da Vale será carvão, no Norte do país.
Especialista em turismo, Maria Elvira afirmou que o governo colombiano ficou preocupado com a violência ligada ao narcotráfico no Rio, por seu país ter experiência na situação.
A Colômbia tem oferecido cooperação: ? O que podemos fazer é oferecer nossa experiência, com o que foi feito em Medellín.
Turismo colombiano: ?o único risco é você querer ficar? Após ações como a ocupação de áreas de risco pelos militares e a recuperação dessas áreas com políticas públicas, a Colômbia conseguiu a pacificação de Medellín, o que levou quatro anos. A imagem de país perigoso, com Farcs e narcotraficantes, tem sido combatida com programas do ?Colombia el pasión?.
O resultado foi alta de 10% do turismo no ano. Maria Elvira destacou o mote da campanha turística, que diz que ?o único risco é você querer ficar? no país.
? Fizemos uma pesquisa com os estrangeiros que vivem na Colômbia para saber por que decidiram ficar no país. No começo, tinham medo, mas se apaixonaram pela Colômbia. A campanha se inspira nessa imagem.
Há uma diferença entre a realidade e a percepção dela, e trabalhamos nesse espaço, mostrando que o ?risco? é o de querer ficar para sempre.
O Globo