Vale na Universidade: o reconhecimento da Vale em sustentabilidade passa pelos jovens
27/07/18
Propósito, inovação e resultado. Esses foram os focos da apresentação dos trabalhos finais do programa Vale na Universidade, no dia 20 de julho, quando estudantes da USP (SP), UFMA (MA), IBMEC (RJ) e COPPEAD-UFRJ (RJ) responderam à questão “Como a Vale pode ser reconhecida como a mineradora mais sustentável do setor no mundo até 2030?”. Dez grupos apresentaram no auditório da FGV (RJ) – com transmissão para todo o Brasil – ideias inovadoras para ressignificar a mineração.
Quase unanimidade entre os projetos, os jovens foram escolhidos como público-alvo da maioria dos grupos, por representarem os futuros profissionais e formadores de opinião. São eles que têm a missão de entender e disseminar o propósito da Vale.
Confira alguns dos projetos apresentados pelos universitários
CASA VALE – construir um espaço em um local de grande movimentação para divulgar ações promovidas pela Vale, realizar workshops e usar a realidade virtual para levar o público para dentro de uma mina.
CONCURSO CULTURAL – realizar um concurso cultural entre escolas públicas de todo o Brasil, com um tema por ano, sempre relacionado ao setor da mineração. A escola vencedora ganhará a construção de um Espaço Vale, como um laboratório ou uma oficina, para atender às necessidades da comunidade local.
OBSERVATÓRIO DA TERRA – construir uma exposição itinerante em forma de observatório, contando a história da Terra de forma científica, mostrando de que forma aparecem os recursos minerais usados pela mineração.
MINING TALKS – promover palestras com especialistas na área de mineração, no estilo das famosas TED Talks, para atingir um número maior de pessoas, tanto presencialmente quanto pela web.
TOTENS PARA CARREGAMENTO DE CELULAR – instalar totens modernos em diversas cidades do Brasil para que as pessoas possam carregar seus celulares. O totem será alimentado por energia solar e terá gameficação, com curiosidades sobre mineração.
TREM DA VALE – criar uma plataforma online para venda de passagens, emissão de bilhete eletrônico e atendimento ao cliente. Além disso, criar um programa de fidelidade, com acúmulo e compartilhamento de pontos.
GAMEFICAÇÃO – criar um jogo para celular sobre mineração, mostrando a relação de dependência entre o setor de mineração e o desenvolvimento das cidades.
Vem novidade por aí!
Durante o evento, foi anunciada a primeira edição do Prêmio Estagiário Vale 2019. Em breve divulgaremos novas informações!
No segundo semestre deste ano, teremos novos participantes respondendo ao desafio do Vale na Universidade.