Vale lança novo canal de comunicação
10/03/17
Nem tudo na internet é só texto e imagem. Diante disso, a Vale decidiu ir além e fazer uso de mais uma das inúmeras ferramentas que a web oferece. Embarcou nas ondas… nas ondas dos podcasts. Lançado nesta quinta-feira (9), o canal Podcast Vale ficará hospedado no site da empresa e será direcionado a assuntos específicos. Na pauta, sustentabilidade, inovação, recursos humanos, negócios e outros temas importantes para a sociedade. O objetivo? Ampliar a comunicação da empresa com seus diversos públicos.
“Na busca por novas soluções em comunicação pensamos em uma ferramenta de fácil acesso para todos os públicos. Hoje podemos ouvir um podcast em qualquer dispositivo, como celular, tablet ou desktop. Assim, as pessoas que têm interesse em assuntos que são do universo da Vale poderão nos ouvir na hora em que quiserem”, explica Mônica Ferreira, gerente geral de Relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais da Vale.Produzidos por profissionais da Vale, os podcasts seguem uma linha editorial mais jornalística e menos institucional. “Estamos refinando o olhar para temas mais abrangentes e relevantes e, a partir daí, inserimos de forma sutil a experiência da Vale. Nas entrevistas, por exemplo, teremos convidados externos para nos ajudar a contar essas histórias. É o caso do professor Sérgio Besserman, economista e ecologista, que inaugura os primeiros episódios tratando de um tema urgente, o das mudanças climáticas”, explica Mônica Ferreira.
“Fiquei muito feliz em falar sobre sustentabilidade neste projeto. A iniciativa mostra o comprometimento da Vale com valores muito importantes e disponibiliza para todos os brasileiros o que há de mais importante para o desenvolvimento do Brasil: conhecimento. E o faz de forma amigável, simples e de excelência”, reforça Sérgio Besserman, que também é professor de economia da PUC.
Os conteúdos terão dois formatos: notícia e entrevista. Serão episódios curtos, seguindo uma comunicação mais dinâmica e informal. Os podcasters serão ?contadores de histórias? com a participação de entrevistados que vão ajudar na construção da notícia. “Não montamos um superestúdio nem teremos microfones profissionais. O objetivo da nossa comunicação é ser simples, objetiva e próxima. Esperamos que as pessoas gostem e até nos sugiram pautas”, conclui Mônica.
Os primeiros quatro episódios podem ser acessados aqui. Nesse pacote de áudios, você vai conhecer as curiosidades sobre os cavalos marinhos, o que os jovens procuram nas empresas ao se inscreverem em um programa de estágio, as soluções inovadoras desenvolvidas pela mineradora e os desafios da humanidade quando o assunto é desenvolvimento sustentável.
Além do site da Vale, em breve o usuário poderá baixar gratuitamente os conteúdos no celular por meio das lojas da Apple e do Google Play. No site também é possível cadastrar o e-mail no campo “alerta de podcast” para receber atualizações de maneira simples e rápida. O conteúdo será replicado nas redes sociais da empresa, como Facebook e LinkedIn, e também estará presente na Sala de Imprensa Online (www.vale.com/saladeimprensa) e nos releases distribuídos à imprensa.
Como surgiu o podcast
O termo podcast é uma junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio), e surgiu em 2004. Em geral, a ferramenta é usada como uma espécie de blog, onde a voz substitui o texto escrito. Uma das facilidades é que se pode ouvir os podcasts a qualquer hora, inclusive em um player portátil.
Vale