Vale lança livro sobre a biodiversidade
31/05/07
Executar a atividade mineradora conciliada com a preservação ambiental é o exemplo que a Companhia Vale do Rio Doce quer transmitir para outras empresas e sociedade em geral por meio da publicação do livro ?Quadrilátero Ferrífero ? Biodiversidade Protegida?.
A obra, lançada ontem, na mata do Jambreiro, em Nova Lima, é composta de uma pesquisa sobre a fauna e flora da região, de autoria da consultora ambiental da Vale, a bióloga Tudy Câmara, e do fotógrafo Roberto Murta.
?Uma das nossas prioridades é a excelência na preservação ambiental?, afirmou o gerente de meio ambiente da empresa, Sérgio Botelho. A Vale do Rio Doce mantém nove Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em Minas ? pouco mais de 10 mil hectares.
A área trabalhada pelo livro, delimitada pelas cidades de Itabira, Rio Piracicaba, Mariana, Congonhas do Campo, Casa Branca e Itaúna, conta com 98 espécies de mamíferos (capivara), 350 tipos de aves (coruja-buraqueira) e incontáveis espécies de vegetação (orquídea).
?Nosso objetivo é que outras empresas leiam esse livro e cheguem à conclusão de que vale a pena preservar?, afirmou Tudy.
Educação ambiental No próximo dia 4, a mineradora inicia o programa Atitude Ambiental, com ações de educação ambiental nas comunidades onde atua. Cerca de 9.700 pessoas participarão do programa, que tem como público alvo funcionários da empresa, estudantes, professores e comunidade em geral.
O Tempo