Vale investirá pesado em infra-estrutura
24/01/07
BRASÍLIA (Reuters) – A Companhia Vale do Rio Doce, maior produtora mundial de minério de ferro, anunciará seu orçamento de investimentos para 2007 nesta semana, que deve incluir pesados investimentos em infra-estrutura e em projetos de mineração no exterior, disse o presidente-executivo da Vale, Roger Agnelli, na terça-feira.
“O plano é a CVRD continuar investindo pesadamente em infra-estrutura”, disse Agnelli a jornalistas após reunir-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na segunda-feira, Lula anunciou o Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC), que também prevê investimentos em infra-estrutura. Mas o pacote, de 500 bilhões de reais, prevê que o governo contribuirá com 68 milhões de reais, enquanto estatais e o setor privado responderão pelo resto.
A Vale construiu sua própria rede ferroviária ao longo dos anos para transportar minério de ferro para portos. A companhia é a principal investidora sem parceria em infra-estrutura no país.
Agnelli disse que a Vale está interessada em investir em projetos governamentais de infra-estrutura. Ele citou ferrovias, energia e portos como áreas importantes.
A Vale cresceu rapidamente ajudada pelo salto na demanda por minério de ferro e tornou-se uma das maiores mineradoras diversificadas do mundo após fechar a aquisição da canadense Inco.
O executivo disse ainda que a empresa vai seguir adiante em 2007 com investimentos nos setores de níquel e carvão.
Ele acrescentou que a Vale consideraria investir num eventual projeto de mineração de carvão na Venezuela que considerasse adequado, apesar do anúncio do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de que nacionalizará o setor de mineração.
A companhia abandonou um empreendimento de exploração de carvão na Venezuela no ano passado.
(Por Andrea Welsh)
Reuters