Vale inicia construção de siderúrgica no Pará
22/06/10
A Vale começou oficialmente hoje as obras da construção de sua siderúrgica em Marabá, a Aços Laminados do Pará (Alpa). O projeto – que terá capacidade anual de produção de 2,5 milhões de toneladas de placas de aço – recebeu licença de instalação na terça-feira passada, o que permitiu o inicio dos trabalhos de terraplenagem.
;
A expectativa é que a usina entre em operação no fim de 2013, somando um investimento de R$ 5,8 bilhões. O aporte será totalmente realizado pela Vale, que abastecerá a usina com o minério de ferro extraído das minas de Carajás.
;
A Aço Cearense já fechou um memorando de entendimento com a mineradora para a instalação das linhas de laminação, que terão capacidade de produzir 710 mil toneladas de bobinas laminadas a quente, 450 mil toneladas de bobinas a frio e 150 mil toneladas de aços galvanizados.
;
A unidade de laminação será instalada e tocada pela Aço Cearense, que terá uma participação majoritária de 75% do negócio.
;
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje do início dos trabalhos de terraplanagem e disse que o país tem investido para deixar de ser exportador de matéria-prima e começar a vender produtos com maior valor agregado.
;
“Aos poucos, a Vale do Rio Doce e o Pará não estão em uma relação apenas de exportar minério para o chinês produzir brinquedo e vender para nós. Agora, a gente quer produzir material de valor agregado aqui no estado do Pará para que, ao invés da gente exportar minério, a gente exportar aço pronto para outras partes do Brasil e para o mundo todo”, afirmou.
;
Aproximadamente 750 mil toneladas das placas produzidas pela Alpa serão consumidas pela laminação da própria usina, enquanto o volume remanescente (1,75 milhão de toneladas) irá para a California Steel, laminadora americana com controle compartilhado entre a Vale e a japonesa JFE Steel.
;
Lula destacou que cerca de 16 mil empregos serão gerados na região durante a instalação da siderúrgica. Quando estiver pronta, a Alpa deverá ter mais 5,3 mil empregos diretos e outros 16 mil indiretos. “Talvez o maior investimento que a Vale já fez em Marabá”, disse o presidente.
Agência Brasil