Vale é finalista de prêmio da ABRH
27/10/11
A Vale é uma das três finalistas na categoria média e grande empresa do Prêmio Ser Humano, promovido pela regional Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ). A empresa concorre com o ?case? da implantação do Programa Formação Profissional na região da Costa Verde, que incluiu a criação do primeiro curso de Operador Portuário do país e o investimento de R$ 12 milhões na construção de uma unidade do Cefet em Itaguaí.
O vencedor da categoria será escolhido por votação no site da ABRH-RJ, no endereço http://goo.gl/5Mo8f . A votação se encerra no próximo dia 30.
O patrocínio ao Cefet foi resultado da necessidade da Vale de formar operadores portuários para suas instalações no Rio de Janeiro: a Companhia Portuária Baía de Sepetiba (CPBS), em Itaguaí, e o Terminal Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba, ambos na Costa Verde. Inaugurada em dezembro de 2010, a unidade do Cefet tem 3,8 mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber 1,2 mil alunos. São 15 salas de aula, biblioteca e laboratórios. Os equipamentos foram adquiridos nos mesmos modelos e tecnologias utilizados nas operações da Vale.
O Programa Formação Profissional (PFP) foi instituído pela Valer, a universidade corporativa da Vale, para capacitar jovens a desempenhar funções específicas do negócio da empresa. A formação inclui uma parte teórica em instituições parceiras e uma fase prática nas instalações da Vale. Em 2010, em Itaguaí e Mangaratiba, foram contratados 27 profissionais, dos quais 22 (81%) foram efetivados na empresa ao término da formação.
A implantação de uma unidade do Cefet em Itaguaí possibilitou ainda a criação do primeiro curso federal de Engenharia Mecânica na Costa Verde. Antes, os alunos tinham que viajar mais de 100km para encontrar universidades privadas que oferecessem essa graduação.
O que é a Valer
Desde 2003, a Vale possui um departamento de Educação, a Valer, que tem como principal objetivo qualificar mão de obra e promover o desenvolvimento local a partir do acesso a educação, emprego e renda. Por meio de parcerias com instituições de ensino de todo o mundo, a Vale oferece ações de desenvolvimento pessoal e profissional nos segmentos de educação básica, formação técnica, desenvolvimento gerencial, cidadania corporativa, cultura e arte. Vários cursos oferecidos pelo mercado foram estruturados pioneiramente pela empresa em parceria com as instituições de ensino para a capacitação de profissionais.
A Vale aposta em educação como mecanismo fundamental para perpetuar a competitividade e a excelência de desempenho como estratégia de atração, desenvolvimento e retenção de profissionais qualificados. Como parte de nossa filosofia, nas comunidades em que atuamos, oferecemos oportunidades de acesso a empregos, a treinamentos e a renda, que movimentam as economias locais, criando bases para o desenvolvimento sustentável.
Além das 34 unidades da Valer no Brasil, também existem unidades no Canadá, na China, em Omã e na Suíça. Só nos últimos cinco anos a Valer capacitou 69.568 empregados e foram feitas mais de 899.122 participações em ações educativas para o público interno.
InfoMine