Vale diz que projeto de níquel Goro é fundamental
27/03/07
NOUMEA, Nova Caledônia (Reuters) – A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) disse na terça-feira que seu projeto de níquel no território francês da Nova Caledônia é fundamental para a estratégia de crescimento da empresa.
Falando em uma conferência industrial na ilha do Pacífico, Phil Du Toit, chefe-executivo da Goro Níquel, afirmou que o projeto estará completo no final de 2008, com o início da produção previsto para 2009.
Especulações sobre o futuro do projeto, uma das maiores minas de níquel atualmente em desenvolvimento, começaram a se espalhar em meio aos crescentes custos, problemas trabalhistas e a oposição de um grupo ambientalista local, que teme danos ao meio ambiente.
Du Toit disse que levará três anos, a partir de sua inauguração, até que Goro alcance sua plena capacidade de produção, estimada em 60 mil toneladas anuais. Ele não deu, entretanto, outros detalhes.
A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, adquiriu o projeto Goro ao obter o controle da canadense Inco, em 2006. O projeto é considerado chave para aliviar a atual escassez nos estoques de níquel.
No início do mês, a Vale disse que o custo final do projeto ainda estava sob estudo, mas deverá ficar em algo próximo de 3 bilhões de dólares.
A empreitada enfrenta ainda obstáculos legais. No início de fevereiro, um tribunal da França derrubou uma decisão que exigia que a Vale interrompesse os trabalhos em uma área do projeto por supostamente apresentar riscos ambientais.
Os preços do níquel atingiram níveis recordes nas últimas semanas por conta da crescente demanda, sobretudo por parte da China.
(Por James Regan)
Reuters