Vale defende a proteção à fauna e à flora do MA
07/10/10
Empresa realiza em seu Parque Botânico atividades, como exposições e palestras, sobre preservação do meio ambiente
;
Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de preservar a fauna, a Vale iniciou ontem programação especial – obedecendo ao calendário nacional proposto pelo Ministério do Meio Ambiente – no Parque Botânico Vale. As atividades incluem exposições, apresentações teatrais e palestras. As ações de incentivo se estenderão até sábado.
Entre outros temas abordados estão os efeitos da expansão urbana sobre a fauna silvestre, o tráfico de animais e os impactos das queimadas nos espécimes. Mais de mil pessoas são esperadas para participar. ?Quem vier nos visitar vai poder conhecer a importância da fauna e de suas classes. No Maranhão tem pouco estudo sobre isso, apesar de termos uma área muito diversa. Tem ainda pouco investimento?, considera a supervisora do Parque Botânico, Marília Gabriela Diniz.
A programação foi iniciada com a abertura da exposição ?Répteis e Anfíbios do Maranhão?. A mostra, que está disponível a visitação das 9h às 17h, apresenta 20 exemplares de animais conservados em álcool, como cobra cascavel, coral verdadeira, lagarto teiú, lagarto papa vento, entre outros. ?Esses exemplares foram cedidos de pesquisas feitas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)?, explica Marília Gabriela.
Outro destaque é a palestra ?Herpetofauna do Maranhão?, que será proferida nesta quinta-feira por Anderson Pires Ferreira, biólogo e mestre em Biodiversidade e Conservação da UFMA. No dia seguinte, às 15h, será a vez da bióloga e pós-graduada em Biodiversidade e Conservação da UFMA, Deranilde Santana da Silva, tratar sobre a ?Expansão Urbana e seus Efeitos Sobre a Fauna e a Flora Silvestre?. Já no sábado, às 15h, a palestrante Deranilde da Silva discorrerá sobre o tema ?Impacto do Fogo sobre a Fauna Silvestre?, voltado para universitários e alunos de escolas técnicas.
Teatro ? O ponto alto do evento deverá ser sexta-feira com a apresentação teatral ?Hora do Conto?, que representará a história intitulada ?Mãe Terra?. O espetáculo será encenado às 10h e reapresentado no dia seguinte às 10h e 16h. ?Vai ser muito gostoso. Quem vier nos visitar verá coisas que não vêem em lugar nenhum. Vai se surpreender com o conteúdo?, garante Marília Gabriela.
Ela contou ainda que a programação é aberta ao público, mas o ideal é que seja feita antes a reserva, já que pelo menos as palestras têm público limitado. Escolas e entidades que quiserem levar grupos também podem participar. As reservas são feitas pelo número 3218-6245.
O Estado do Maranhão