Vale avança em projeto de carvão de US$ 2 bi em Moçambique
01/12/06
Por Charles Mangwiro
;
MAPUTO (Reuters) – A Companhia Vale do Rio Doce pode começar a produzir carvão em 2010 no projeto Moatize de carvão em Moçambique, disse o governo do país nesta quinta-feira, após receber resultados de um estudo de viabilidade da unidade local da empresa.
;
O projeto, com custo estimado em 2 bilhões de dólar, tem como alvo um dos maiores depósitos não explorados de carvão do hemisfério sul, com cerca de 2,4 bilhões de toneladas.
;
“2010 está sendo considerado para exploração efetiva de carvão”, disse a repórteres a ministra de Recursos Minerais, Esperança Bias. “Este é o estudo que começou há 24 meses, para avaliar, analisar e esclarecer possíveis dúvidas… se houver necessidade da Vale corrigir alguns aspectos, nós iremos recomendar dentro de 60 dias”.
;
Um consórcio liderado pela Vale, a maior produtora de minério de ferro no mundo, venceu uma concorrência do governo para reavivar a produção de carvão da mina Moatize, propondo investir inicialmente 122,8 milhões de dólares para reabilitar a infraestrutura da mina, as linhas de energia e as instalações portuárias.
;
A empresa se juntou à norte-americana American Metals and Coal International, que possui 5 por cento do consórcio. A Vale possui os restantes 95 por cento. O projeto deve produzir cerca de 9 milhões de toneladas de carvão metalúrgico e 3,5 milhões de toneladas de carvão térmico para alimentar uma unidade de produção de energia. O projeto também inclui a construção de uma ferrovia até o porto.
;
A mina de carvão Moatize, a cerca de 1.700 km ao norte da capital Maputo, tem sido uma empresa estatal e sofrido grandes prejuízos no auge de uma guerra civil que terminou em 1992. Antes dos estragos, a mina estava produzindo e exportando cerca de 500.000 toneladas de carvão por ano, mas isso foi reduzido para apenas 20.000 toneladas. O projeto Moatize é um marco para a Vale pois é o primeiro projeto de mineração de carvão e impulsiona suas operações internacionais.
Reuters