Vale aplica R$ 138 mi
10/05/10
Outra obra que deve mexer com a região Nordeste é o projeto de modernização da linha férrea entre Belo Horizonte e Sabará, de responsabilidade da ferrovia FCA, subsidiária da mineradora Vale. Orçado em cerca de R$ 138 milhões, o projeto encontra-se em fase de licenciamento pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), segundo a assessoria da ferrovia.
;
Um dos principais investimentos em infraestrutura ferroviária de Minas Gerais, a obra, segundo a FCA, deve beneficiar 250 mil pessoas em dez bairros. A ?transposição? da ferrovia é uma promessa antiga, que agora promete sair do papel. Um dos gargalos é no bairro São Geraldo, onde a linha atravessa. A regional Nordeste prevê o início das obras para julho. A ferrovia, no entanto, ainda não fixou data.
;
O processo de implantação, que inclui a contratação das empreiteiras e a realização do programa de aquisição de áreas e indenização de benfeitorias, terá início após a liberação das licenças ambientais e da emissão dos alvarás de obra pelas prefeituras municipais de Belo Horizonte e Sabará. O projeto de engenharia, bem como os recursos necessários à execução das obras serão de responsabilidade da Vale. A previsão é que, depois de iniciadas, as obras durem aproximadamente 30 meses.
Nos períodos de pico da produção, o trecho de 8,3 km é utilizado por 28 composições, diariamente, carregadas com soja, minério, ferro-gusa e produtos siderúrgicos.
O Tempo