Utilização do carvão mineral é tema de evento em Santa Catarina
01/06/17
Termina hoje (1/6) a 5ª edição do 5º Congresso Brasileiro do Carvão Mineral. O evento, realizado em Criciúma (SC), teve apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). O coordenador de geologia e mineração, Edmilson Costa, representou o Instituto no seminário, que contou com palestras, simpósios e visitas técnicas.
O tema “O Carvão do Mundo Sustentável” foi escolhido com objetivo de evidenciar as novas tecnologias para produção e beneficiamento, conversão e aplicações, além do avanço na recuperação ambiental de áreas degradadas. Entre os principais temas abordados estão a utilização do carvão mineral, benefícios para a geração de energia e problemas ambientais.
Fernando Zancan, presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), em entrevista exclusiva para o Portal da Mineração, explicou que a Indústria do Carvão Mineral no Brasil possui atualmente 14 empresas em operação e emprega, diretamente, mais de cinco mil pessoas. Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a cadeia Termelétrica gera em torno de 53 mil empregos e movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano. “Apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina o recolhimento de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) gira em torno de 36%. Além disso, o Carvão Mineral envolve, na cadeia produtiva de mineração em Santa Catarina, o transporte ferroviário – existe, por exemplo, uma ferrovia específica para o transporte de carvão para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda”, detalha.
Mais informações em: http://www.cbcm2017.com.br/