Unidade de Curitiba da Volvo comemora 300 mil veículos
09/10/15
O Grupo Volvo, fabricante de caminhões e chassis de ônibus, comemora em outubro a produção de 300 mil veículos em seu Complexo Industrial em Curitiba (PR). O veículo número 300 mil é um caminhão extra-pesado FH 4×2, com motor de 540cv, equipado com caixa de câmbio eletrônica I-Shift, rodas de alumínio e cabine alta XL. ?O Brasil é uma importante operação da Volvo, com um mercado exigente e transportadores altamente profissionalizados que demandam por produtos com qualidade e tecnologia?, declara Claes Nilsson, Presidente do Grupo Volvo América Latina.
?Este é um importante marco na história da unidade fabril brasileira?, comemora Jorge Marquesini, Vice-Presidente industrial do Grupo Volvo América Latina. A fábrica paranaense iniciou suas operações em 1979, quando a empresa montou seu primeiro veículo no País, um chassi de ônibus modelo B58. Um ano depois, iniciou-se a produção de caminhões, com a montagem do modelo N10, com motor de 260cv. ?A Volvo tem no Brasil uma história de pioneirismo, inovação e tecnologia?, afirma Carlos Morassutti, Vice-Presidente de RH e assuntos corporativos do Grupo Volvo América Latina.
O FH número 300 mil integra a última e mais avançada geração de uma linha de caminhões que vem sendo aperfeiçoada constantemente, desde que a marca iniciou sua fabricação no País, em 1998. O modelo é considerado o caminhão mais seguro do mundo. É reconhecido também por sua grande produtividade, além do baixo consumo de combustível e de emissões. A fábrica de Curitiba é uma das mais avançadas em nível mundial do Sistema Volvo. ?Somos referência mundial em qualidade de produto e em gestão de processos?, lembra Marquesini, comentando a alta pontuação que a unidade local possui em qualidade e em manufatura enxuta.
A fábrica paranaense recebeu recentemente investimentos para modernizar a linha de produção de caminhões para poder lançar a nova geração de veículos, além de automatizar e inovar as linhas de pintura e solda de sua fábrica de cabines. Com as mudanças, a montadora introduziu no Brasil e demais países latino-americanos uma nova geração de caminhões, com a mais alta tecnologia e com o maior grau de conectividade do mercado. Os investimentos também melhoraram a qualidade dos veículos, promoveram ganhos ambientais e aumentaram a capacidade de produção.
No segmento de ônibus, a Volvo desenvolveu em Curitiba o ônibus biarticulado, um produto que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento dos sistemas organizados de transporte público urbano, os chamados BRT?s (Bus Rapid Transit). ?O conceito de alta capacidade de transporte e os benefícios que isso representa foi introduzido pela Volvo?, lembra Luis Carlos Pimenta, Presidente da Volvo Bus Latin America. No complexo industrial de Curitiba existem cinco fábricas: uma de caminhões pesados e semipesados; outra de chassis de ônibus urbanos e rodoviários; uma terceira de motores a diesel; uma quarta de cabines de caminhões e a última de caixas de câmbio eletrônicas.
Brasil Mineral