UNIBRAM oferece curso sobre o Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos (GISTM) e Engenharia de Registro
30/04/25
Estão abertas as inscrições para o curso “Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos (GISTM) e Engenharia de Registro”, promovido pela UNIBRAM – Universidade da Mineração do Brasil. As aulas acontecerão nos dias 14 e 15 de julho, no escritório do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em Belo Horizonte (MG), totalizando 17 horas de conteúdo, distribuídas em dois encontros presenciais, com duração de 8h30 cada.
O curso visa capacitar profissionais da mineração e áreas correlatas para a compreensão e aplicação do GISTM, além de abordar os fundamentos da Engenharia de Registro. Entre os principais tópicos abordados estão: princípios e requisitos do GISTM, papéis e responsabilidades do engenheiro de registro, metodologias de implementação, pilares da comunicação, governança de projetos, indicadores de desempenho e auditoria. A proposta oferece uma abordagem técnica, aplicada e alinhada às exigências legais e às melhores práticas da indústria mineral.
Clique aqui para mais informações.
A formação será ministrada pela professora Raika Silva, engenheira civil formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Geotecnia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com 25 anos de atuação nas áreas de engenharia, óleo e gás, mineração e infraestrutura, Raika acumula ampla experiência em projetos conceituais, básicos e detalhados de estruturas para disposição de rejeitos e estéreis, além de acumulação de água e sedimentos, como barragens e pilhas.
Sua atuação inclui também auditorias técnicas e legais (design review, peer review, cross check, RIS, RISR, RTBS, extraordinárias, entre outras). Em um período de 40 meses, exerceu a função de Engenheira de Registro (EoR) para 18 barragens, construídas por diferentes métodos, como linha de centro, montante, jusante, concreto e etapa única.