UFPA e mineradora Belo Sun discutem parceria
18/09/13
O reitor da Universidade Federal do Pará, professor Carlos Maneshy, esteve reunido nesta terça-feira, 17, com os representantes da empresa Belo Sun Mineração, Cláudio Lyra e Luciano Medeiros. O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de um convênio entre a UFPA e a mineradora, mais especificamente, no Campus de Altamira. A Belo Sun Mineração é uma empresa Canadense, baseada em uma companhia de exploração mineral, com um portfólio de propriedades no Brasil. A empresa está se instalando no Pará, na região de Senador José Porfírio, para a exploração e extração de ouro, com a construção da maior mina de ouro, no trecho conhecido como Volta Grande do Xingu.
Segundo Cláudio Lyra, a empresa está interessada em firmar uma parceria com a Universidade, a qual esteja voltada para a educação. ?A questão da educação, hoje, é um problema na região, pois o nível de analfabetismo é muito grande. Por isso, buscamos parceria não só com a Universidade, mas também nós estamos procurando vários outros órgãos que possam nos auxiliar. Por meio das parcerias, que estão ainda sendo montadas, poderemos fazer um programa, que vai desde o ensino formal, com a educação de jovens e adultos, até a formação de técnicos e profissionais de nível superior?, explica Cláudio.
Ele conta, ainda, que, para firmar essa parceria, a empresa optou, primeiramente, por entrar em contato, diretamente, com o reitor da Universidade, para depois encaminhar a proposta ao Campus de Altamira. Durante a reunião, o professor Carlos Maneshy frisou a necessidade de melhoramento da educação na região, justamente por causa do elevado índice de analfabetismo. Ele ressaltou, também, a importância do contato entre a Belo Sun e o Campus, para que seja possível, posteriormente, a realização de encontros com professores da região e profissionais, e a realização de palestras, na região, para alunos, professores e comunidade.
Estágios ? Outro assunto discutido na reunião foi tornar possível a criação de estágios na empresa para os estudantes do Campus de Altamira, para que possam desenvolver as suas atividades profissionais. Para ocupar as vagas de estágio, Cláudio Lyra explica que a empresa possui duas linhas de atuação. ?Uma, na área de mineração, que engloba Geologia, Engenharia de Minas, Mecânica e Elétrica, e meio ambiente. Mas também desenvolveremos cursos que possam ser utilizados pela demanda que vai ser criada na região, como Administração, que poderia atender à Prefeitura e a empresas que vão se agregar ao processo industrial, já que a implantação da mineradora gerará uma série de serviços e comércios ao redor.
Portal UFPA