thyssenkrupp participa da EXPOSIBRAM 2021 com lançamento de óculos inteligentes para atendimento remoto a operações de mineração
16/09/21
Novo serviço já está disponível e permite realizar suporte técnico a distância em tempo real. Empresa também apresentará outras soluções 4.0 que ajudam a aumentar a performance e produtividade operacional e reduzir desgaste dos equipamentos
Entre os destaques da thyssenkrupp na EXPOSIBRAM 2021, que acontece de 5 a 7 de outubro, está o lançamento um serviço de suporte remoto para a área de mineração. Baseado no Centro de Serviços da empresa em Santa Luzia (MG), a novidade integra um portfólio de soluções digitalizadas que será apresentado virtualmente aos visitantes da feira por meio de palestra técnica e exposição em estande no site do evento (https://ibram.org.br/evento/
A nova modalidade de atendimento permite a realização a distância de serviços de inspeção, solução de problemas, assistência técnica, comissionamento e manutenção, reduzindo custos de viagem e trazendo mais agilidade na resposta os clientes. Com o uso de óculos de realidade virtual e dispositivos móveis inteligentes, em conjunto com ferramentas de Internet das Coisas (IoT), os especialistas da thyssenkrupp podem fornecer assistência remota em tempo real e de qualquer lugar, para a solução de problemas imediatos e também para manutenções regulares.
“Ao acionar o serviço remoto por meio dos óculos inteligentes ou outros dispositivos conectados à Internet, o usuário é direcionado a uma plataforma de interação on-line com nosso Centro de Serviços. Esse suporte é feito ao vivo, por meio de videochamada, durante a qual é possível fazer vídeos e capturas de tela, bem como definir marcadores na imagem em tempo real, inclusive com recursos de realidade aumentada. Todos os documentos gerados ou utilizados também estarão disponíveis para o usuário como documentação após a conclusão do serviço remoto”, explica Leonardo Pena, diretor técnico do Centro de Competência Global de Engenharia da unidade Plant Technology da thyssenkrupp na América do Sul.
A empresa também apresentará outras soluções 4.0 totalmente desenvolvidas no Brasil, que ajudam a aumentar a performance e produtividade operacional, além de aperfeiçoarem o monitoramento das máquinas para um maior ciclo de vida dos componentes e menor desgaste dos equipamentos. Entre os destaques, o TLO híbrido, sistema de carregador de vagões com inteligência artificial e técnicas de machine learning para melhorar a precisão do carregamento. Operado pela combinação volumétrica e gravimétrica, permite embarcar minério a uma taxa média de 16 mil toneladas/hora com grande precisão e consegue reduzir o tempo de carregamento dos vagões e aumentar a disponibilidade da linha férrea.
Outra inovação que será exibida é a recuperadora autônoma, primeira máquina do gênero desenvolvida pela thyssenkrupp e a primeira do mercado brasileiro a sair de fábrica 100% automatizada. Chamada de BWSR Autônoma (Bucket Wheel Stacker Reclaimer), possui sistema com algoritmos avançados, sensores a laser, GPS e radares integrados. Esses recursos permitem controle a distância com posicionamento autônomo e monitoramento em tempo real das pilhas de materiais, melhorando a gestão operacional.

“A EXPOSIBRAM é uma importante vitrine para o mercado de mineração e uma excelente oportunidade de apresentarmos nossos lançamentos e portfólio 4.0 que contribuem para o aumento da eficiência operacional do setor. Estamos sempre buscando desenvolver soluções que proporcionem ganhos para os clientes, que podem contar com a experiência do time brasileiro da thyssenkrupp e a estrutura de um centro de excelência em mineração aqui no Brasil”, acrescenta Flavio Tavares, Head de Serviços e Vendas de Equipamentos para Mineração da unidade Plant Technology da thyssenkrupp no Brasil.
Mais conteúdo local
De olho no crescimento do setor de mineração brasileiro, a thyssenkrupp passou a produzir localmente mais peças e componentes para agilizar a montagem de equipamentos pesados para processamento de minério. O objetivo é atender os clientes brasileiros com maior rapidez e competitividade, gerando mais valor agregado local e empregos.
Dentro do escopo dessa atuação, a thyssenkrupp está fabricando esses componentes em seus centros de serviços no Brasil, proporcionando aos clientes um maior índice de conteúdo local, o que os habilita ao uso de recursos e financiamento nacional.
Em uma primeira etapa, a produção tem se concentrado no fornecimento e modernização de máquinas de ponta para moagem e processamento mineral, as prensas de rolo de alta pressão (chamadas de HPGR – high pressure grinding rolls).

Serviço
Data: 5 a 7 de outubro de 2021
Horário: 9h às 18h
Onde: https://ibram.org.br/evento/
5/10, das 17h às 19h
HPGR Pro: A Evolução da sua Prensa de Rolos de Alta Pressão
Palestrantes: Clever Felippo Amaral e Jahiro Rubens Santos
6/10, das 11h30 às 12h30
Como a Digitalização está Revolucionando a Mineração
Palestrantes: Flávio Nakamura e Ricardo Mesquita
7/10, das 15h30 às 16h30
Goovi: alta performance no peneiramento secundário e terciário
Palestrante: Álvaro Brandão
Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é um grupo internacional composto por empresas industriais e tecnológicas independentes. O Grupo gerou vendas de €29 bilhões em 60 países no ano fiscal de 2019/2020. Sob uma forte marca de referência, nossos produtos e serviços contribuem com a criação de um futuro melhor e mais sustentável. A competência e o comprometimento de nossos mais de 104 mil colaboradores ao redor do mundo são a base do nosso sucesso. Com nossa tecnologia e inovação, trabalhamos com nossos clientes para desenvolver soluções de baixo custo e consumo eficiente de recursos para os desafios futuros. Nós combinamos a orientação aos resultados com a responsabilidade empresarial e social.