Terras Raras: Reservas de Goiás superam chinesa
24/01/12
Jazidas de terras raras em Catalão, Goiás, podem dar ao Brasil liderança nas reservas
Embora a China detenha 97% da comercialização global de terras raras, as reservas brasileiras são suficientes para, no longo prazo, alçar o país à condição de líder.
De acordo com Romualdo Andrade, geólogo do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a maior jazida do Brasil está localizada no município de Catalão (GO), a qual supera todas as chinesas. ?Temos outras jazidas, no Rio de Janeiro, além da de Araxá, em Minas Gerais, mas o grande potencial estratégico está em Catalão?, diz. As reservas da cidade goiana somam, comprovadamente, 119 milhões de toneladas, enquanto que as da China não superam 89 milhões de toneladas. ?Disto, apenas 27 milhões de toneladas são comprovadas. O resto são prospecções?, diz. Em Araxá (MG), as reservas são de 1,29 milhão de tonelada. ?Ainda não se fala em investimentos para explorar a área de Araxá.
Em outros locais, já existem empresas interessadas, inclusive com negociações em andamento?, diz Fernando Landgraf, diretor do Instituto de Pesquisas Técnicas (IPT). A outra reserva brasileira é a do Morro do Ferro, no município de Poços de Caldas (MG). Levantamento apresentado pelo pesquisador do Centro de Tecnologia Mineral, Francisco Eduardo Lapido Loureiro, informa que a jazida concentra 300 mil toneladas.
Brasil Econômico