Tecnologia no dia-a-dia Usiminas: mais de 150 robôs digitais em operação
24/01/23
Quando pensamos no futuro muitas coisas podem vir à cabeça. Carros voadores, tecnologias vistas apenas em filmes de ficção científica, mas uma resposta é quase sempre indispensável: robôs!
Ainda não possuímos carros que voam, ou tecnologias mirabolantes encontradas apenas em Hollywood. Porém, no percurso de busca em estar cada vez mais conectado com o futuro, a Mineração Usiminas dispõe de um auxílio diário e tecnológico: robôs digitais trabalhando em diversas tarefas.
Além de robôs mecânicos, que marcam as bobinas e parecem ter vindo direto de um filme de ficção, a Usiminas conta também com dezenas de robôs digitais, implantados em computadores.
Trabalhos ágeis e automatizados
Os robôs digitais já fazem parte da Usiminas. Hoje, há mais de 150 atuando em diferentes áreas de nossas empresas. Além disso, 21 estão em processo de construção e mais 120 estão em processo de avaliação pela nossa equipe de Tecnologia da Informação.
Felipe Luan Franco, especialista de processos da diretoria de TI, destaca a importância desses avanços tecnológicos nos processos internos da Usiminas e as expectativas para 2023.
“Hoje, a maior parte desses robôs digitais está nas chamadas áreas de apoio como Financeiro, Gestão de Pessoas e Suprimentos, por exemplo, dando agilidade e eficiência à execução de tarefas estritamente operacionais ou mecânicas, sempre sob a supervisão da equipe. Para 2023, queremos reforçar a presença de robôs digitais nas áreas industriais, como produção, logística e transporte, elevando o nível de automação dos processos”, afirma o especialista.
Qual o papel dos robôs nos processos da Usiminas?
A resposta é fácil: eles auxiliam em diversas tarefas, principalmente nos trabalhos automatizados e recorrentes, aqueles que uma mente humana se esgotaria rapidamente de repetir. A utilização dos robôs digitais permite que tarefas burocráticas, repetitivas ou que exijam padronização sejam executadas com agilidade e precisão, liberando as equipes para atuarem em ações estratégicas em suas áreas.
Eles realizam preenchimentos de grandes volumes de documentos semelhantes, buscam informações em bancos de dados extensos, e fazem a calibração de equipamentos. E não se espante, essas são apenas algumas das atividades executadas pelos robôs utilizados na Usiminas.
Um exemplo é o robô digital utilizado na Usina de Cubatão, em São Paulo. Ele busca os dados dos gastos com pedágios da Usina, dos Centros de Distribuição de Utinga e São Miguel Paulista, e das unidades da Soluções Usiminas de Guarulhos e Taubaté. Após fazer os levantamentos dos gastos, ele os compila e encaminha para o pagamento.