Sustentabilidade: ?Um bem necessário?
15/10/08
Uma empresa precisa valorizar não só seus funcionários e sua estrutura física, mas todo o ambiente que a cerca. E importante trazer consigo a responsabilidade tanto social, quanto ambiental e nessa busca ela vai se firmar como além do necessário.sustentabilidade, palavra que vem de ?sustentar?, ?manter-se?, é suprir as necessidades das gerações presentes, sem afetar as gerações futuras, promovendo melhorias à sociedade e ao meio ambiente.Ser sustentável hoje, não é apenas se manter, é manter o mundo a sua volta, é buscar soluções para outros problemas que não sejam os seus, é marcar uma posição e trabalhar em cima dela, é fazer do seu grupo não só funcionários, mas voluntários para á realização de mudanças, de criação de projetos que não beneficiem apenas a si mesmos, é se preocupar com as conseqüências de suas ações, até para ter lucro a longo prazo. É preciso manter a reputação de sua empresa, observar o conjunto de fatores que nos levam a plantar sementes hoje e colher frutos amanhã, é conscientizar pessoas e amadurecer com o progresso.É necessário firmar a sua marca a partir de suas atitudes, ter reconhecimento, ser valorizado e possuir acima de tudo credibilidade perante a sociedade e para isso deve construir uma imagem consciente, preservadora que trabalha junto e em beneficio de um todo.O caminho da sustentabilidade, exige um esforço conjunto do poder publico, do setor produtivo e da sociedade.Se nós, consumidores colocarmos as práticas de responsabilidades sócio-ambientais, como critério de compra nos bens que adquirimos, estaremos cobrando das empresas, que se sentirão pressionadas e verão a verdadeira importância do respeito ao meio ambiente.Com essa preocupação, foi criado o pacto global pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), tendo como objetivo, oferecer as empresas, diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. O objetivo é levar a comunidade empresarial a adotar valores internacionalmente aceitos nos direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate a corrupção. Dentro do pacto, quatro delas são empresas brasileira: Pão de Açúcar, Petrobras, Simpla e Copel, consideradas notáveis nesse meio.A iniciativa congrega empresas de diferentes setores da economia, agências da ONU, sindicatos e ONG?s, que desejam ajudar a formar um mercado global mais inclusivo e igualitário, de tal forma que a sociedade, seus membros e economias possam preencher suas necessidades, expressar seu maior potencial no presente e ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade e o ecossistema. É preciso entender que o lucro deve andar junto com a sustentabilidade, ela é um bem necessário.
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