SKF desenvolve ferramentas que usam laser para o alinhamento de correias
12/03/14
O grupo sueco SKF lançou uma linha de ferramentas projetadas para o alinhamento de correias. A empresa desenvolveu três tipos de ferramentas especializadas que utilizam um laser para indicar desalinhamentos. O principal objetivo das séries TKBA 10, TKBA 20 e TKBA 40 é evitar o desalinhamento da polia em máquinas acionadas por correias.
A tecnologia desenvolvida pela SKF pretende facilitar o manuseio indicando, por meio da posição do laser, onde há desalinhamento. As séries desenvolvidas visam aumentar a vida útil dos rolamentos, reduzir o desgaste de polias e correias, diminuir o atrito e o consumo de energia, minimizar ruídos e vibrações, entre outros.
“O desalinhamento da polia pode aumentar o desgaste de polias e correias, assim como também aumentar os níveis de ruído e vibração, que podem resultar em interrupções industriais. Outro efeito colateral do aumento de vibração é a falha prematura do rolamento. Isso também pode causar paradas inesperadas e consequentes prejuízos à operação”, disse Walter Anetzeder, gerente de Produtos Industriais da SKF do Brasil.
As séries TKBA 10 e TKBA 20 foram projetadas para permitir que polias e rodas dentadas sejam alinhadas no lado da face. Elas são unidades anexadas magneticamente à face interna ou externa de qualquer polia de correia ou roda dentada de corrente. Não possuem peças ou qualquer tipo de alvos pequenos que possam ser perdidos. Nessas séries, uma linha laser é projetada a partir da unidade transmissora para a unidade refletora, montada na polia oposta.
A série TKBA 40 foi desenvolvida para alinhar polias de correia em V nas ranhuras. As guias em V e os ímãs permitem que o TKBA 40 seja instalado nas ranhuras da polia. A ferramenta possui dois componentes, uma unidade emissora e uma unidade receptora de laser. A área-alvo tridimensional da unidade receptora permite a detecção de desalinhamentos horizontais, verticais, paralelos ou uma combinação dos três.
O grupo SKF desenvolve plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. O grupo está presente em mais de 100 países, possui mais de 120 plantas industriais e teve faturamento de US$ 9,9 bilhões em 2012.
A produção da unidade brasileira está concentrada na planta industrial de Cajamar, instalada às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo. Nessa unidade são produzidos rolamentos para veículos leves e pesados.
Notícias de Mineração Brasil