Shandong Gold oferece US$1 bi por mineradora no Brasil
17/11/11
PEQUIM (Reuters) – O Shandong Gold Group, que controla a Shandong Gold Mining e é um grande produtor de ouro, fez uma oferta de compra avaliada em 1 bilhão de dólares pela mineradora Jaguar Mining, que atua no Brasil, disseram à Reuters na quarta-feira duas fontes familiarizadas com o acordo.
O grupo chinês Shandolg Gold oferece 9,3 dólares por ação em dinheiro, um prêmio de 73 por cento com relação ao fechamento da Jaguar na terça-feira em Nova York.
Caso seja bem-sucedido, o acordo será uma das maiores aquisições no exterior feita por uma mineradora de ouro chinesa.
“O Shandong Gold fez a oferta atual há cerca de duas semanas e preparou o dinheiro para executar o acordo”, disse uma das fontes, que se recusou a ter seu nome divulgado porque não estava autorizado a falar com a imprensa.
Aproveitando o bom período do iuan, as empresas chinesas têm procurado no exterior pelos minerais necessários para abastecer a economia de rápido crescimento do país.
“Esse é um acontecimento positivo para o setor em geral,” disse Yan Chen, analista de metais e mineração do Standard Chartered Bank.
“Até agora, não muitas companhias chinesas compraram recursos de ouro no exterior.”
A Shandong Gold, que é uma empresa estatal, é uma das três principais mineradoras de ouro da China. Seu braço listado em bolsa produziu 19,41 toneladas de ouro em 2010. O grupo disse que detém cerca de 800 toneladas de ouro em reservas.
A Jaguar Mining é uma das produtoras de ouro que crescem mais rapidamente no Brasil e opera em um prolífico cinturão no Estado de Minas Gerais. O principal projeto de desenvolvimento da Jaguar é o Gurupi, com reservas de 2,3 milhões de onças.
Li Zhongyi, vice-gerente geral da Shandong Gold encarregado dos negócios internacionais, não quis comentar a notícia. Um porta-voz da Jaguar não estava imediatamente disponível para fazer comentários.
PICOS DE PREÇO
O ouro, um tradicional investimento seguro, atingiu uma alta histórica em setembro, em 1.920,30 dólares. Depois disso, caiu cerca de 8 por cento, embora ele permaneça caro pelos padrões históricos.
As aquisições estão em alta no setor porque as empresas, preocupadas com o esgotamento das minas existentes e pelos baixos índices das novas descobertas, estão desesperadas para aumentar suas reservas, afirmou Michael Jansen, analista de metais preciosos do JP Morgan.
“As companhias de ouro vão dizer que estão no negócio de expansão orgânica, mas na realidade estão comprando novos ativos, em especial no caso de mineradoras muito grandes que estão tendo dificuldades para repor a produção perdida”, disse Jansen em uma conferência na China na semana passada.
Houve fusões e aquisições de 28 bilhões de dólares no setor de ouro até agora este ano, afirmou ele.
Entre os negócios notáveis deste ano estão a aquisição da Fronteer Gold Inc pela Newmont Mining Corp`s por 2,3 bilhões de dólares e o acordo da AuRico Gold Inc`s de 1,5 bilhão de dólares para comprar a Northgate Minerals Corp.
Outros acordos recentes feitos a partir da China incluem os planos da Minmetals Resources de se apropriar da mineradora de cobre com foco na África Anvil Mining por 1,28 bilhão de dólares e o acordo de 2,1 bilhões de dólares do Sinopec Group em outubro para comprar a exploradora de petróleo e gás canadense Daylight Energy Ltd.
O Sinopec Group é o dono da China Petroleum & Chemical Corp (Sinopec).
Reuters