SGB/CPRM lança página web sobre Remineralizadores
14/02/22
Remineralizadores de solo são insumos estratégicos. Ele fazem com que ocorra uma maior disponibilização de nutrientes de plantas fixados ao solo – graças a eles, macro e micronutrientes podem ser repostos para as plantas.
Durante a Semana da Mineração, realizada pelo Ministério de Minas e Energia, entre os dias 8 e 10 de fevereiro, o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB / CPRM), Marcio Remédio, lançou página web sobre o tema e falou sobre a importância dos remineralizadores para o agronegócio do Brasil.
Além de frisar o quão importante é a exportação de commodities para a economia brasileira e, por consequência, dos fertilizantes para o desenvolvimento do agronegócio, o diretor apresentando os trabalhos do SGB/CPRM na pesquisa de insumos para fertilizantes solúveis.
Em seguida, entrando no tópico principal, conceituou a remineralização e explicou porque a tecnologia é tão fundamental: “Imagine que nós temos, no nosso país, centenas de milhões de hectares de pastagens. Acredita-se que cerca de 70% desse solo encontra-se em estado de degradação. A remineralização seria um passo fundamental para recuperar a área agricultável do nosso país”, comentou o diretor.
Remineralizadores
O uso dos remineralizadores é uma alternativa eficiente para fazer com que a adubação e os nutrientes presentes em determinada área, que antes era escassa, passe a ter um bom potencial para a agricultura. Aumenta-se a eficiência do aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, melhorando o solo e sua atividade biológica.
A importância dos remineralizadores se dá principalmente na superação de dependência da importação de potássio, nitrogênio e fósforo, principais insumos para a fertilização das lavouras brasileiras. Com a remineralização, os adubos passam a ser menos necessários e a potencialização da eficácia do solo agricultável pode ser realizada apenas com insumos extraídos de dentro do Brasil.
Com tecnologia e pesquisa, o SGB abre caminhos para explorar as potencialidades do emprego de rochas silicáticas na agricultura. Os insumos minerais servem para a fabricação de fertilizantes, correção da acidez de solos, e outras práticas. Isso contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura, e também para maior autonomia do setor.
O SGB atua na prospecção e mapeamento destes agrominerais, e tem uma série de projetos em andamento, como por exemplo, o Projeto Agrominerais na região de Irecê-Jaguariri, a Avaliação do Potencial Agromineral do Brasil, e Agrominerais do Grupo Serra Geral no Rio Grande do Sul.
Clique aqui e conheça a página sobre remineralizadores do SGM.
Para assistir o painel “Perspectivas para aplicação de remineralizadores na agricultura” realizado na Semana de Mineração, acesse o Canal do Youtube do MME.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Serviço Geológico do Brasil.
Leia mais:
MME apresenta PNM 2050 e firma acordos para o desenvolvimento da mineração
IBRAM debate mineração sustentável e inclusiva
IBRAM homenageia titular do MME pelos serviços em prol do desenvolvimento da mineração